Linguagem no carcere

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM NO CÁRCERE

COLOMBO, Fernanda Janaina Barboza[1]

ORTOLAN, Aline Mendes[2]

NAKAMURA, Larissa Telma de Bernardi[3]

RESUMO: Para identificar e distinguir um grupo social é necessário observar a forma pela qual ele representa a sua realidade, quer através de sua língua quer através de sua cultura. Este trabalho tem como objeto de estudo analisar a linguagem utilizada pelosencarcerados. Coletamos vocábulos usados dentro da Penitenciaria Compacta de Pracinha, descobrimos que a linguagem utilizada pelos presos está carregada de marcas sócio-econômicas do grupo de detentos e funciona como uma espécie de código secreto que possui as funções tanto de autodefesa como também de comunicação rápida entre os pares. Essa codificação é segura e protege as mensagens dos ouvidos daspessoas que não fazem parte do grupo e marca também o vínculo entre homens confinados que perderam a identidade própria quando passaram a ocupar as celas do cárcere. Utilizamos como base de contextualização uma carta escrita por presidiários com o objetivo de se comunicarem. A variante linguística utilizada por tal comunidade de fala serve como protesto contra a sociedade que a excluiu, ao usar umalinguagem diferente dos padrões adotados pela sociedade atual e dissimulada através de metáforas e metonímias, conceitos estes marcados pela cultura e experiência de mundo destes falantes.

PALAVRAS CHAVE: Linguagem dos presídios, variação linguística, gírias.

O presente estudo é parte constitutiva de pesquisa mais ampla que visa observar os vocábulos utilizados pelos encarcerados. Uma vezque a linguagem é a essência da sociedade, sendo inimaginável pensar em um sujeito social sem a linguagem, ela é o elo de ligação entre o homem e a sociedade, e por que não dizer, entre o homem e ele mesmo.
O estudo desenvolvido abrange a sociolinguística, na medida em que comunidades de fala produzem variantes lingüísticas de acordo com sua estrutura social.
A pesquisa teve como objetivo geral everificar o universo lexical da comunidade carcerária de modo a decodificar eventos comunicativos frequêntes nesse grupo. De uma maneira mais específica fizemos um levantamento das principais palavras e de expressões utilizadas pelos presos dentro da penitenciárias.
Tendo em vista que a linguagem dos encarcerados é um processo muito mais complexo do que a simples utilização das figuras delinguagem no emprego de seus vocábulos, cabe-nos reconhecer que sua comunidade de fala é fechada, restrita e que serve ao mesmo tempo para os indivíduos comunicar-se entre si com maior segurança dentro do grupo, como para também protestarem contra a sociedade que os excluiu e os colocou num mundo a parte utilizando uma variação linguística diferente dos padrões adotados pela  sociedade atual. Linguagem
A linguagem faz parte da nossa vida e consequentemente nos identifica com determinados grupos. Muitas vezes não percebemos que a linguagem influencia diretamente em nosso meio, afeta nosso cotidiano e pode revelar aspectos importantes da vida social, ao mesmo tempo em que inclui maneiras de apresentar as manifestações de identidade e relações de poder no mundo contemporâneo.“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da linguagem” (BAKHTIN, 1997, p. 279). 

A linguagem humana tem sido concebida, no curso da História, de maneiras bastante diversas, que podem ser sintetizadas em três principais maneiras, conforme afirma Koch (1993).
a) Como representação “espelho” do mundo e do pensamento;b) Como instrumento “ferramenta” de comunicação;
c) Como “lugar” de ação ou interação. 
A mais primitiva dessas concepções é a representação como um “espelho”, pois segundo ela.

“O homem representa para si o mundo através da linguagem e, assim sendo, a função da língua é representar (refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”, assegura-nos Koch...
tracking img