Atps de contabilidade etapa 1, 2 e 3

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE (ETAPA 1, 2 E 3)

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

NOME DO(S) ALUNO(S) + RA

AMANDA MOREIRA SANTOS 0000057785
ALESSANDRA CARVALHO BAGAGINI 1000005010
ERIKA HOQUIERE DE OLIVEIRA 1102000267
FABIANA BARBOSA MONTEIRO 1000004774
JÉSSICA DA SILVA FERREIRA 1000005839
MICHELE MENDES CORREA 1000001368JUCELINO DO LAGO PEREIRA 0000042516

OSASCO

SETEMBRO – 2011

Relatório da Administração

Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatório, que deve evidenciar os principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos,a política de reinvestimento de lucros etc.

Notas Explicativas
As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa. As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e daspráticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos relevantes em outras empresas etc.
As Notas explicativas tem por objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadascontas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.!
Parecer dos auditores
No [[Brasil]] a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404 de 15/12/1976, sendo alterada em parte pela Lei nº 11.638 de 28/12/2007), determina que as demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes registrados na [[CVM]] (Comissão de Valores Mobiliários). Normasespecíficas também exigem que as instituições subordinadas ao [[Banco Central do Brasil]], à Superintendência de Seguros Privados e outras também tenham suas demonstrações contábeis auditadas. Em países com economias mais avançadas, onde a auditoria é uma obrigatoriedade para a grande maioria das empresas e entidades, inclusive as governamentais, quando não por lei, por exigência natural da sociedade eda comunidade de negócios; empréstimos, relações comerciais, transações importantes e linhas de crédito, normalmente só são concretizados nestes países, quando acompanhadas de demonstrações contábeis avalizadas por auditores independentes; nos [[EUA]] esta necessidade é ainda maior após o advento da [[SOX]] ([''The Sarbanes-Oxley Act of 2002''] ou ''Sarbanes-Oxley compliance'') e normalmente estanecessidade se reflete em todas filiadas americanas domiciliadas em outros países. Resenha 2 paginas

ATPS - Teoria da Contabilidade

A Contabilidade é uma ferramenta que fornece informações úteis para tomar decisões, a principal finalidade da contabilidade é permitir a ação de informações econômicas e financeiras da entidade, através do planejamento e controle. Com isso, todos aqueles queutilizam a contabilidade são usuários, esses usuários podem ser classificados como internos e externos.

Os usuários Internos são pessoas relacionadas com a empresa que tem acesso as informações contábeis como o gerente, administradores, funcionários e diretoria, a função dos usuários internos e aumentar e reduzir os investimentos, procurar aumentar o capital, ampliar ou reduzir as operações ecomprar e vender. Já os usuários externos são todas as pessoas sem acesso direto as informações, mas que recebem informações da entidade como bancos, governo, fornecedores e clientes, suas necessidades são conceder ou não empréstimos sempre estabelecendo suas regras (volume, taxa, prazo e garantia), conceder crédito e investir ações na bolsa de valores.
. A compreensibilidade, a relevância, a...
tracking img