A vida dos jesuitas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIDA DOS JESUÍTAS NO BRASIL:
O ensino era um misto entre a Catequese e o ensino das primeiras letras para disseminar a língua portuguesa como marca do conquistador no Novo Continente.
Essa forma de educação foi utilizada pela Coroa Portuguesa para que justificasse a tomada de posse das terras brasileiras e principalmente conseguir a aproximação indígena.
Para que agente possa compreenderessa História é preciso reler a parte final da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lhe vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que,querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!
Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que VossaAlteza tanto deseja, a saber.
Visto por esse ângulo, o ensino jesuítico foi utilizado apenas e tão somente como instrumento para "amansar" e "domesticar" os indígenas que segundo os textos dos colonizadores, não tinham Deus, Ordem e nem Lei. Isto é, não tinham Religião, Nação e nem Justiça.
O ensino dos jesuítas daquela época se consistia no ensino do LEC - Ler, Escrever e Contar, ciência julgadacomo suficiente para "educar" os novos habitantes, acrescido da transmissão da Religião Católica e também da linguagem. Porém era senhor que esses "educadores" ou jesuítas, ensinasse-lhes mais que nunca a obediência necessária para subjugá-los e explorá-los. O fato é tão verdadeiro que se for lido no mesmo texto veremos as marcas dessa dicotomia entre dominador (português) e dominado (povosindígenas), não omitindo, no entanto o interesse pelo ouro e prata que poderiam ser encontrados no "Eldorado Brasileiro", bem como perceberemos se for relida a História que por ordem do Marquês de Pombal, os jesuítas foram praticamente expulsos do Brasil, uma vez que já haviam cumprido o grande interesse da Coroa Luza. Portanto, ali se extinguiu o primeiro ensino primário de qualidade no qual constavam:Português, Matemática e Religião, ou o LEC. Os grandes jesuítas Antônio Anchieta e Manuel da Nóbrega, na verdade, foram baluartes na estruturação de Pais, na unificação da língua e no ensino das primeiras letras. Infelizmente por decreto Pombalino, a nossa primeira educação gratuita e por extensão, findou-se.
Os jesuítas chegam ao Brasil com a missão de através da educação, combater o avanço daReforma Protestante, assim, não era de se estranhar a abertura de uma escola onde quer que regesse uma igreja.
BRASIL: UMA EDUCAÇÃO PECULIAR PARA UM CAMPO DE TRABALHO PECULIAR

Na Europa, as ordens religiosas desempenharam importante função criadora na reorganização dos territórios, assim como na organização política de povos de origens diversas.
No Brasil, a Companhia de Jesus encontrou umcenário muito diferente dos que até então tinham sido seu campo de trabalho, prioritariamente, educacional.
Aqui, educação e catequese deveriam andar atreladas, uma vez que a compreensão dos preceitos religiosos implicava, primeiro, no uso de um aparato educacional.
Os Jesuítas, provavelmente, logo se aperceberam que o trabalho na colônia deveria seguir outros rumos, não sendo necessárias,diante de tantas peculiaridades, apenas adequações em seu sistema e sim, verdadeiras inovações.
Uma dessas foi o aprendizado de ofícios manuais por parte de seus membros, ocupação à qual não se dedicavam. Depois, merece destaque a criação de um aparato financeiro que, embora contrário às normas gerais da Companhia, fez-se necessário para o prosseguimento dos trabalhos dos padres.
Havia...
tracking img