Artigo: por um punhado de hectares - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo
Resumo

Por um punhado de hectares

Em países em desenvolvimento, o argumento da fome tem justificado uma série de absurdos e agressões à sustentabilidade do planeta.

Raciocínioidêntico pode ser feito para o caso de economias frágeis, existentes em alguns estados brasileiros. Nos casos específicos da Amazônia e do Acre, por exemplo, a fome justifica o desmatamento e a queimada,que, paradoxalmente, irão, no médio prazo, causar fome devido ao esgotamento provocado no solo usado para os plantios.
As estatísticas demonstram que, salvo raríssimas exceções, não existe fome nasáreas rurais acreanas. Sendo assim, o que motiva o poder público a manter a incompreensível liberação automática de três hectares anuais de desmatamento nas pequenas propriedades?

Para se ter umaidéia acerca das conseqüências nefastas dessa medida, são exatamente esses três hectares desmatados automaticamente (e, anualmente), que, ao serem multiplicados pela imensa quantidade de pequenaspropriedades na Amazônia, adquirem importância crucial para o mercado madeireiro, abastecendo mais que 90% (outra cifra a ser medida) da demanda das indústrias por madeira legalizada.

É essa grandiosa áreaoriunda da soma dos milhares de três hectares que não permite que o manejo florestal se consolide. Essa oferta periódica e permanente de madeira legalizada e de fácil acesso atrai o empresário,desestimulando-o a praticar o confuso e caro manejo florestal.

Incrível se imaginar como uma medida administrativa - pois trata-se de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente - possa ter resistido portanto tempo. Num sistema de regras frágeis como o que se observa na Amazônia, onde as leis são modificadas sem muita cerimônia pelos parlamentares, como explicar a existência por quase 10 anos de umato administrativo com tamanhas conseqüências danosas para a região e para o mundo?

Voltando ao argumento da fome, impressiona o fato - não comprovado pelas estatísticas, diga-se - de que os...
tracking img