As relações d epoder na idade média: algumas considerções.

4009 palavras 17 páginas
As relações de poder na idade média: Algumas considerações.

Luciene Camargo Tânia Lopes Ray Bittencourt

[...] a memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens (LEGOFF, 1994, p. 477).

RESUMO: Esse artigo tece algumas considerações a respeito das relações de poder entre suseranos e vassalos na Idade Média e as conseqüências no processo de desenvolvimento da sociedade feudal. A abordagem, baseada em estudos teóricos e leituras diversas sobre o assunto proposto, não pretende apresentar conclusões, pois a complexidade de que se trata a questão das relações de poder não se esgota num trabalho dessa natureza.

PALAVRAS CHAVE:

Relações de poder; desenvolvimento social; Sociedade feudal.

As relações de poder se constroem na sociedade historicamente, envolvendo os comportamentos sociais, os costumes, as instituições, as atividades culturais, as organizações burocrático-administrativas.

Nesse contexto, as relações de poder, fenômeno político e social que se desdobra no tempo, tem como causas determinantes as relações sociais mediadas pela política de Estado, que obviamente está inserida no universo mais amplo da política social como um todo.

O poder se manifesta em todas as instâncias e se distribui em rede, na qual há pontos de resistência, ora transitórios, ora fixos. Se cruzam e entrecruzam com homens e mulheres.

De acordo com a transformação do modo de produção e em consequência dessa transformação modifica-se inevitavelmente toda a estrutura da sociedade, as idéias sociais, as teorias políticas e jurídicas, as instituições políticas, jurídicas e as relações de poder.

Nas diferentes fases de desenvolvimento da sociedade existiram diversos modos de produção dos bens

Relacionados