Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
NUTRIÇÃO

RECEPTORES CUTÂNEOS
SENSIBILIDADE NO DORSO DA MÃO

São Paulo
2006
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
NUTRIÇÃO

RECEPTORES CUTÂNEOS
SENSIBILIDADE NO DORSO DA MÃO

São Paulo
2006

RESUMO
O sistema nervoso depende de informações que lhe são fornecidas a partir do meio ambiente em que vivemos. Essas informações chegam até o sistemanervoso central a partir de receptores cutâneos para temperatura, tato, pressão e dor. O objetivo do nosso trabalho é estudar a sensibilidade dos receptores cutâneos localizados no dorso da mão direita, para isso usamos dois métodos: Sensibilidade tátil e de pressão (localização das sensações; discriminação de dois pontos; limiar diferencial) e Sensibilidade térmica (influencia da superfícieestimulada). O resultado foi a menor sensibilidade do dorso da mão no limiar tátil, sensibilidade significativa de acordo com a quantidade de pressão exercida, sendo que diferenças maiores de pressão e pressões iguais foram as mais detectadas e com relação ao estímulo de temperatura, o dorso da mão apresentou menor sensibilidade em relação às extremidades (polegar), pois este apresentou maior intensidade dedor do que o dorso da mão.

PALAVRAS - CHAVE

Receptor – cutâneo, sensibilidade, limiar tátil, pressão, dor.

INTRODUÇÃO

Fisiologicamente, como o ser humano toma conhecimento das modificações que ocorrem no meio externo, em nível de sensações tais como: calor, frio, pressão, luz, som?
A resposta para essa pergunta reside na complexa interação entre o SNC e os receptoressituados na parte periférica do corpo humano que transmitem informações das mudanças que ocorrem no meio-ambiente através de uma série de neurônios e estações sinápticas do SNC (sistemas sensoriais). Isto só é possível pois o corpo humano possui receptores especializados para os diversos tipos de sensações. Segundo Costanzo (2002) estes receptores são classificados em: mecanorreceptores (tato,audição, vestibular – pele, orgão de Corti, Cúpula e ducto semicircular); fotorreceptores (visão – retina); quimiorreceptores (olfato, paladar, pressão parcial de O2 arterial, pH do líquido cerebroespinal – mucosa olfativa, língua, corpos carotídeo e aórtico, bulbo ventrolateral); termorreceptores (temperatura – receptores de frio e de calor); nocirreceptores (extremos de dor e temperatura –nocirreceptores termais e polimodais).
Para entender melhor como isto ocorre, é preciso entender o que é um receptor e o papel que este desempenha. JACOB, FRANCONE e LOSSOW (1990) definem receptor como uma terminação periférica de um neurônio sensorial, ou uma estrutura ou órgão inervado por um neurônio sensorial, que é especialmente sensitivo (porém não exclusivamente) a um dado tipo de estímulo(chamado de estímulo adequado). Os receptores variam em complexidade de terminações nervosas livres sensitivas, principalmente para dor, até funções altamente complexas como visão e audição. O estímulo de um receptor causa alterações que induzem um potencial localizado nos neurônios sensitivos, chamado de potencial gerador e que, se alcançar amplitude (limiar) crítica, gera um potencial de açãopropagado.
Para a finalidade deste trabalho ater-se-á ao sistema somatossensorial. Este sistema processa informações sobre tato, posição, dor e temperatura, e para isto utiliza os mecanorreceptores, termorreceptores e nocirreceptores. As informações somatossensoriais podem ser transmitidas para o SNC através de duas vias: o sistema do cordão dorsal e o sistema anterolateral. O primeiro processa assensações de tato discriminativo, pressão, discriminação de dois pontos, vibração e propriocepção, e o segundo processa as sensações de dor, temperatura e toques suaves.
Desta forma vamos estudar as propriedades gerais dos receptores e verificar sua sensibilidade através de experiências relacionadas a sensibilidade tátil e de pressão (localização das sensações, discriminação de dois...
tracking img