Impresas petroliferas mais ricas do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é fossilização?
É um processo físico-químico ou fenómeno natural que permitiu a preservação, até à atualidade, do resto, total ou parcial, de um organismo morto ou dos vestígios da sua atividade enquanto estava vivo.
-------------------------------------------------

Os principais tipos de fossilização:
De forma geral, podemos reunir os tipos de fossilização em dois grandes grupos:RESTOS, quando alguma parte do organismo ficou preservada, e VESTÍGIOS, quando temos apenas ecvidências indiretas do organismo ou de suas atividades. Em mais detalhes observamos vários tipos de fossilização, descritos abaixo:

Mumificação- ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização. Devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivoconsegue conservar as partes moles dando-nos assim informações preciosas sobre esse ser.

Moldagem- processo mais vulgar que resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.

Recristalização- ocorre um rearranjo da estrutura do ser, ficando assim com mais estabilidade, como por exemplo a transportação de aragonite emcalcite.

Carbonificação- ocorre quando se dá perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. É mais frequente surgir em restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina.

Mineralização- ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades de ossos ou troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Incrustração- ocorre quandosubstâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam à volta do animal ou planta, revestindo-o. É o que acontece em animais que morrem em cavernas.
____________________________________________________________

Qual a importância da paleontologia?
 
A paleontologia é a ciência que estuda os organismos que povoaram a terra ao longo do tempo e cujo os restos e marcas de atividade seencontram preservados nos sedimentos. O estudo dos organismos é de grande importância para a compreensão e estudo da história da terra. Assim, a paleontologia interessa à biologia pois permite estudar a evolução do seres vivos.
-------------------------------------------------
Para o estudo dos animais que outrora habitaram o planeta não são só os seus fósseis que são importantes mas também asmarcas deixadas da sua atividade ou seja, os rastos, as pegadas e as pistas.
-------------------------------------------------

Importância do estudo da Fossilização para a Biologia
Fósseis, evidências da evolução
Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos de épocas remotas e que ficaram preservados em rochas. Podem ser ossos, dentes, conchas ou até impressões, pegadas, pistas deixadas poranimais e vegetais nos lugares em que viveram. Desde a antiguidade, muitas foram as explicações sobre a sua origem. Aristóteles acreditava que eram restos de seres vivos que nasciam e cresciam nas rochas. Algumas pessoas diziam que eram formas vivas colocadas nas pedras por espíritos malignos. Já o filósofo Heródoto, em 450 a.C, ao observar restos de conchas no deserto da Líbia, supôs que oMediterrâneo banhara aquela região em tempos antigos.
A preservação de um fóssil depende da ocorrência de uma série de eventos. Normalmente, organismos mortos são prontamente atacados por vários tipos de seres vivos, entre eles bactérias e fungos que efetuam a decomposição da matéria orgânica. Em alguns casos, porém, a preservação de restos pode ocorrer. Se o animal morrer em leitos de água, acorrenteza carrega sedimentos que podem cobri-lo, dificultando o ataque de outros organismos que poderiam destruí-lo, favorecendo, assim, a sua preservação. Do mesmo modo, substâncias minerais trazidas pela água impregnam os ossos, o que ajuda a conservação da sua forma. Esses processos ocorrem comumente em oceanos e mares rasos, duas fontes notáveis de fósseis. A erupção de um vulcão pode levar à...
tracking img