O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “O Monge e o Executivo” conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de voltar ao controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca deum novo sentido para sua vida. O livro busca a essência da liderança e da vida.
O prólogo deste livro mostra a decisão de John, encorajado pela esposa a passar uma semana em um mosteiro, pois o relacionamento dele com a mulher e os filhos não estava indo muito bem, além de sua empresa, que passava por uma revolta sindical, provavelmente ocorrida devido aomodo como ele liderava seus subordinados.John tinha sonhos contínuos que lhe diziam para encontrar um tal de “Simeão”, e um padre da igreja local o indica para participar de um retiro em um desconhecido mosteiro chamado “João da Cruz”, perto do lago Michigan.
Nesse mosteiro havia cerca de 40 frades, entre eles o “lendário” Leonard Hoffman, que tinha largado tudo para viver no mosteiro servindo a Deus e lecionando no retiro.
Durante umaconversa com o porteiro do mosteiro, John fica sabendo que há dez anos o reitor do mosteiro havia dado a Leonard Hoffman o nome de irmão Simeão. John fica um pouco atordoado com a notícia e passa a noite tentando dormir com a cabeça a mil, pensando se seus sonhos teriam virado realidade.
No capítulo um, chamado As Definições, descreve o que John e os outros visitantes do mosteiro não sabem: overdadeiro significado de liderança. Deixa claro que liderança não pode ser confundida com poder, onde poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa não preferisse fazer”, e liderança, “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns”.
Quando alguém se utiliza dopoder para tirar proveito de uma situação, pode até obter resultados, mas com passar do tempo ele se torna muito ruim, o que acaba prejudicando os relacionamentos. O líder não deve apenas se preocupar com os relacionamentos, mas também com a execução das tarefas. A chave para liderança é “executar as tarefas enquanto se constrói os relacionamentos”.
O capítulo dois, chamado O Velho Paradigma,mostra a necessidade que um líder tem de identificar os velhos paradigmas e se adaptar aos novos. Ele explica que “paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida”. Os paradigmas podem tanto ajudar como dificultar a vida das pessoas.
O capítulo segue explicando como eram as empresas de antigamente comparando com as empresas de hoje em dia. As estruturas internasdas empresas eram exigentes, determinando de seus empregados toda a atenção voltada para o nível hierárquico mais alto, fazendo com que todos ficassem preocupados em atender as vontades do presidente, visando apenas o lucro. As empresas de hoje em dia arranjam uma nova estrutura baseada na liderança servidora, onde todos tendem a satisfação dos clientes com o lucro sendo uma conseqüência desseempenho.
No capítulo três, chamado O Modelo, Simeão começa a traçar a pirâmide dos caminhos da liderança. O primeiro passo para a liderança é a vontade, então ele escreve no quadro:

INTENÇÕES – AÇÕES = NADA.

Todas as intenções do mundo não significam nada se não forem acompanhadas de nossas ações.

INTENÇÕES + AÇÕES = VONTADE.

Só quando nossas ações estiverem de acordo com as nossasintenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. E este é o primeiro passo.
Simeão desenhou no quadro a pirâmide da liderança que se baseia na Liderança, Autoridade, Serviço e Sacrifício, Amor e Vontade.
Já que intenção + ações = vontade, o primeiro passo está dado.Mas o que é o amor? Nos sentimos desconfortáveis no ambiente de negócios quando se fala de amor, porque pensamos...
tracking img