O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sextante, 2004.
Credenciais do autor:
James C. Hunter nasceu em Detroit, Michigan. O mesmo é consultor ? chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria na área de R.H e treinamento. Com mais de vinte anos de experiência, Hunterdesenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante, autor também do livro "Como se tornar um líder servidor".
Resumo da Obra:

O livro O Monge e o Executivo tem como premissa o antigo paradoxo "para liderar você precisa servir". Através da narrativa de John Daily, um executivo renomado que começou a perder sua autonomia como marido, pai e gestor. John passa por dificuldades em váriosaspectos de sua vida e por sugestão do pastor de sua igreja e a pedido de sua esposa Rachel, ele aceitou participar de um retiro de uma semana em um mosteiro beneditino que abrigava frades desta ordem. Um dos frades era Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas estadunidenses que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. Quando John chegou ao mosteiro e soube que olendário Leonard Hoffman agora era o frade Simeão, ficou surpreso, pois este nome o perseguia desde criança. Nas palestras de Simeão, o mesmo fala sobre os princípios de liderança bem como de sua distinção entre autoridade e poder. Destaca a importância de se conjugar a realização de uma tarefa com a construção saudável de relacionamentos, enfatiza os paradigmas, mostra a importância de desafiá-lossempre em relação a si, aos demais e ao mundo. Hunter explica que o princípio da liderança efetiva é baseado na interação de responsabilidade, respeito e cuidado. Ao final do retiro, John percebe o quanto haveria de mudar e mostra expectativa de aplicar os princípios dos ensinamentos recebidos no retiro, ao voltar para casa.
Resenha:
De maneira bem peculiar e seguindo um roteiro comovente o autornorte-americano James C. Hunter expõe a história de John Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida declinar, e não consegue compreender o por que deste declínio.
Casado, pai de um casal de filhos e gestor de uma empresa renomada, John passa por muitas dificuldades tanto em suas atividades profissionais quanto em sua vida familiar. Orientado por sua esposa, edepois de relutar muito, este decide participar de um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida em ordem. A obra é narrada na primeira pessoa do singular e, portanto compreende a participação ativa do próprio protagonista no desenrolar dos fatos.
Hunter empresta voz ao seu personagem e partilha com o leitor cada momento de sua trama da forma mais íntimapossível, partilhando não só as descobertas e alegrias daquele, mas também expondo suas dúvidas, inquietações e acima de tudo o seu receio...
O receio de mudar, de admitir que não está no caminho certo, o receio de se auto-reconhecer, o confronto de John com seus sentimentos e a transformação que isto ocasiona são os principais atributos de O monge e o executivo.
O conflito interno do executivo passaa ser o pano de fundo da obra, que tem como tema principal a significação da liderança em sua essência, a liderança enquanto uma atividade humana e que deve ser exercida na forma de serviço e assistencialista e não imperialista e ditatória.
? A obra questiona sobre o modelo coorporativo atual e pretende esclarecer o que vem a ser a liderança contrapondo-a com os modelos vigentes de relaçõesinterpessoais.

? É feita uma análise minuciosa sobre as nossas relações e a forma como estas se dão, nos mais variados ambientes (familiar, empresarial, escolar, comunitário, esportivo, etc.) e de que forma estamos atuando e percebendo o mundo a nossa volta.
Toda a trama desenrola-se como já foi dito num mosteiro beneditino, através de uma espécie de exílio que por sua vez acontece de forma...
tracking img