Resenha do livro “de carl rogers a merleau-ponty: a pessoa mundana em psicoterapia” de virginia moreira

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
O livro “De Carl Rogers a Merleau-Ponty”: a pessoa mundana em psicoterapia com a autoria de Virginia Moreira aborda a Abordagem Centrada na Pessoa, em que a pessoa é o que existe de mais importantee, portanto defende o respeito ao ser humano. Moreira relata sobre a teoria de Carl Rogers, evidenciando que nesta o ensino é centrado no aluno, onde a relação professor e aluno são de um clima derespeito mútuo, sendo que o professor deverá dar condições favoráveis para o aluno desenvolver suas potencialidades e assim se tornando um facilitador da aprendizagem. É evidente que a proposta de CarlRogers é de dar importância à pessoa, no desenvolvimento do seu eu, não importa o que ela representa na sociedade, sem desigualdades. Com isso, acredita que haverá um mundo melhor, com o desenvolvimentodas potencialidades das pessoas.
De acordo com a filosofia de Merleau-Ponty, o homem não é o centro do mundo, está entrelaçado a ele, o constituindo tanto quanto o mundo constitui a ele. E Virginiaacredita que é a psicologia deve seguir a teoria deste, para assim desenvolver uma psicoterapia além da pessoa.
Moreira relata sobre um caso clínico diagnosticado como esquizofrenia, que lheproporcionou uma grande riqueza. Refere-se também a origem da noção de pessoa. Onde diz que a palavra pessoa está relacionada com a máscara, pois representa uma categoria humana, uma classe social ou umafigura heróica. A concepção de homem na teoria de Rogers está sempre ligada à noção de pessoa como centro, que traz consigo uma tendência natural a se desenvolver de forma construtiva e positiva. Paraele todos os indivíduos possuem uma tendência atualizante, que seria uma tendência natural para o desenvolvimento completo, para a realização das suas potencialidades, onde a mesma faria brotar aenorme capacidade de aprendizagem e criatividade da pessoa, quando esta se encontra em um ambiente facilitador.
Na perspectiva de Carl Rogers, a noção de pessoa possui outra característica, a liberdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO DO CAPÍTULO 7 DA OBRA DE VIRGINIA MOREIRA: “DE CARL ROGERS A MERLEAU-PONTY: A PESSOA MUNDANA EM...
  • Psicoterapia Centrada Na Pessoa Carl Rogers
  • Uma compreensão da psicopatologia a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty
  • Resumo do livro "Tornar-se Pessoa" e Carl Rogers
  • TORNA-SE PESSOA CARL ROGER
  • Merleau Ponty
  • RESUMO DO LIVRO CONVERSAS- merleau ponty ( CONTEXTO)
  • resenha Fenomenologia da Percepção (Maurice Merleau-Ponty)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!