Importancia do professor no desenvolvimento educacional do individuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO AMARO - UNISA

APARECIDA DA SILVA LUZ
MARIA DE SOUZA E SILVA
MARLENE MARIA GUIMARÃES

Importância do Professor no desenvolvimento educacional do individuo

Bibliografia:

Parâmetros Curriculares do Ensino Médio.
Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental

Temas Transversais em Educação........................................... Maria Dolors Busquets................................................................................................... Manoel Cainzos.
................................................................................................... Teresa Fernándes
................................................................................................... Aurora Leal.................................................................................................... Montserrat Moreno.
................................................................................................... Genoveva Sastre.
Introdução à Filosofia da Educação. ........................................ George F. kneller
Filosofia da educação ............................................................... Henrique Nielsen Neto.Introdução

Partindo de nosso conhecimento pedagógico decidimos elaborar um estudo na forma de Proposta Pedagógica. Aberta com a finalidade de realizar-se discussões, ampliando-a no dia a dia escolar. Para realizar essa Proposta Pedagógica pesquisamos a educação desde os primórdios da Educação Ateniense passando pela Educação inicial do Brasil e a Educação atual brasileira.

A proposta já citadafoi elaborada nos preceitos das Leis e dos P.C.N brasileiro, procurando nos adequar às teorias e leis vigentes com a intenção de melhorar o ensino brasileiro tal como conhecemos.

Palavras-chave: Proposta Pedagógica. Primórdios. Educação Ateniense. Leis dos P.C.N brasileiro.

Pensadores que contribuíram para educação

Na história Geral e da Cultura tivemos grandiosos educadores quecontribuíram para o início evolucional e cultural são eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates nasceu (469 – 399 a.C) em Atenas. Seu pai escultor e sua mãe parteira.
Sócrates era questionado e não acreditava nos deuses e usava “Argumentos” convincentes contra a educação e cultura ateniense. Seus Argumentos faziam as pessoas pensarem e mudar seus conceitos. Sócrates introduzia conhecimentos novos epor isso foi julgado, diziam que os novos conhecimentos corromperam os jovens. Ele foi condenado, então viu-se obrigado tomar “cicuta” veneno.
Platão nasceu no demo atiço em Colito, em (427 – 347 a.C). Descendente de Sólon por parte de mãe e do rei Crodos por parte de pai, destinado a participar ativamente da política de Atenas. Ao descobrir Sócrates quis experimentar o seu poder educativo. Com amorte de Sócrates Platão viajou por muitas cidades em Cirene. Conheceu o matemático Teodoro e conheceu também a cultura do Egito. Foi para Itália Meridional por três vezes.
Nas duas últimas vezes teve a prentenção de influir no governo de Dionizio o jovem tirano de Siracura. Só não foi morto porque Dión sobrinho do Tirano e Aristodemos entreviram em seu favor. Foi posto a venda como escravo, umamigo comprou por 30 minas e retribui a liberdade.
Voltando para Atenas, depois de 10 anos. Platão estava presente no julgamento de Sócrates.
A apologia descreve um Sócrates seguro de si, mesmo de espírito elevado indiferente ao êxito mundando*; que acreditava-se guiada por voz divina.
Ex: “Um Lavrador chamado Estripede resolveu colocar seu filho no pensamento das almas sábias, mas o filho nãoacreditou e desobedeceu ao pai. Então o próprio Estripede resolveu aprender e encontrou Sócrates e os dois travam um disparato diálogo, Aristófanes aproveitou para ridicularizar o Filosofo Sócrates pintando com um rolo; como tolo que anda no ar estudando o sol, as nuvens e os raios etc.
Estripede não consegue aprender nada e persuade o filho a ir ter com o célebre filosofo. Lidípides* aprende...
tracking img