O uso do blog como ferramenta educacional de comunicação e interação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Thereza Christina Friche Sanna
magia_magia76@hotmail.com

RESUMO

O artigo reflete sobre o uso do blog como ferramenta educacional de comunicação e interação, enfatizando a sua importância para a construção do conhecimento. O objetivo geral que embasa o presente artigo visa à análise do blog educacional como umaferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem através da comunicação e interação dos alunos através da internet. Os objetivos específicos visam analisar a contribuição do computador e suas tecnologias para o processo de aprendizagem, com o intuito de promover o entendimento sobre a definição de blog educacional; demonstrar a importância da comunicação comomecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem através da assimilação de novos conhecimentos e experiências capazes de contribuir para a formação intelectual e cultural dos alunos. A metodologia aplicada tratou-se de uma revisão da literatura sobre a auto-aprendizagem através da educação a distância, as dificuldades de comunicação e as possibilidades de interação através da construção de blogseducacionais. Concluiu-se, portanto, que o uso dos blogs educacionais trata-se de uma importante ferramenta de desenvolvimento da educação, das novas aprendizagens, que oportunizam aos usuários condições de ampliarem os seus conhecimentos mediante diferentes formas de pensamentos, orientados por educadores que já se interagem com a nova visão educacional, que busca através das novas tecnologias incluiros alunos no mundo digital, transformando-os em internautas que navegam em busca de novos saberes, propiciando contribuir para o aprimoramento e enriquecimento cultural, intelectual, social, política e econômica, transformando-os em agentes ativos na transformação social.

Palavras-chaves: Blog. Educação. Interação. Comunicação.


Introdução

O ser humano, desde o seu surgimento, e,principalmente após o período renascentista, passou a utilizar a razão como forma de desenvolvimento das ações humanas, evidenciando que, através do pensamento, os indivíduos possuem a capacidade de criar, transformar e aprimorar ações que visem o benefício tanto individual, quanto coletivo, enfatizando as transformações que são verificadas na sociedade.
O aprimoramento das ações humanasidentifica-se através das inúmeras atividades realizadas em benefício da busca de novos conhecimentos, da criação de novas tecnologias, as quais propiciam a interação do mundo de maneira a possibilitar o intercâmbio de diferentes culturas, enriquecendo dessa forma, a bagagem cultura dos indivíduos que procuram através do conhecimento, contribuir para a transformação social.
Nas últimasdécadas, o acelerado avanço das tecnologias provocou importantes e significativas transformações no modo de vida dos indivíduos. O surgimento das tecnologias, a partir da década de 80, possibilitou o aparecimento dos computadores, os quais se constituem em uma importante ferramenta de comunicação, capaz de interligar pessoas de diferentes sociedades, criando uma rede de interação de conhecimentos, quefavorece o desenvolvimento das sociedades e dos pensamentos que são essenciais para a sua evolução.
É notório que o uso da tecnologia no cenário educacional é de relevante contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos, bem como para o auxílio das atividades dos educadores.
O uso do computador em ambientes de aprendizagem implica em entender ocomputador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores (VALENTE, 1993, p. 07).




Através da citação apresentada, verifica-se que, a importância da inclusão dos computadores no processo de ensino e aprendizagem, possibilitou além da interação dos...
tracking img