Importancia do estudo do direito romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
índice geral
resumo
Agradecimentos
Emquadramento metodológico
Siglas
Introducção
Capitulo I: Advogado e advocacia
1.1 Conceito de advogado
1.2 Os pilares da justiça
1.3 Tipos de advogados
Capitulo II: A função do advogado na sociedade Angolana
2.1 Natureza jurídica da ordem dos advogados de Angola
2.2 Limites, direitos e deveres do advogado
2.3 Formasde organização proficional dos advogados
Conclusão
Notas bibliograficas

Resumo



Agradecimentos
Agradecemos em primeiro lugar, a Deus, Alfa e Ómega,sem o qual nada é possível. Nele vivemos e nos movemos, para ele caminhamos.
Em segundo lugar agradecemos ao Dr: Yuri Nicolau Pascoal com a cedula nº 754 escrito na OAA, por nos ter incumbido a responsabilidade de investigar o tema«advogado» tornando-nos assim cadaves mais conhecedor da matéria em referência.
Agradecemos ainda aos nossos pais que na sua simplicidade e sabedoria de vida souberam plasmar em nós uma boa auto estima.
Não seriamos justos se não agradecessemos também a todos aqueles que de uma forma directa ou indirecta contribuiram para a feição deste trabalho

Emquadramento metodológico
A metodologia é oprocesso investigativo com a finalidade de apresentar conclusões e chegar a credibilidade cientifica, e deve ser orientada por conjunto de normas necessarias para a bformação de um trabalho com sentido, para satisfazer as espectativas inicialmente proposta pelo investigador. Tal processo exige obediência a padro~es de ordem cientificas.
A metodología em referência teve como base pesquisabibliografica de algumas obras nacionais e internacionais
A metodología utilizada beseou-se em pesquisa bibliografica de no site d

Siglas
Adv = Advogado
Advc = Advocacia
OAA = Ordem dos Advogados de Angola

Introducção
No presente trabalho vamos abordar sobre o «Advogado», onde no primeiro capitulo falaremos sobre o advogado e a advocacía, contendo os seguintes subtemas:
* Conceito deadvogado
* O surgimento da advocacia
* Os pilares da justiça
* Tipos de advogados
* No segundo capitulo vamos debruçar sobre:
* A função do advogado na sociedade Angolana
* Natureza jurídica da ordem dos advogados de Angola
* Limites, direitos e deveres do advogado
* Formas de organização proficional dos advogadosCapitulo I: Advogado e advocacia

A advocacia nasceu do espirito de solidariedade e do elevado altruísmo de homens generosos que defendiam, de forma desinteressada, os acusados nos julgamentos, expondo por eles os seus pontos de vista e fasendo valer as suas razões.
Estes homens opunham-se ao arbítrio ou à precipitação dos julgadores, às iniquidades dos poderosos eàs injustiças de que, na maior parte das vezes, eram vitímas os menos favorecidos na escala social dos tempos mais remotos.
Se recuarmos na hestória, verificamos que a primeira forma de processo surgio nas comunidades primitivas e a sua estrutura era acusatória e em permanente contradição.
O sentimento profundo de justiça dominava já naquela época os homens e impunha que a uma acusaçãocorrespondesse uma defesa.
O que entusiasmava os defensores daquela época era, apenas, o mesmo sentimento profundo de justiça. Intervinham nos julgamentos de forma materialmente desinteressada e recebiam somente como troca a gratidão dos beneficiários e a consideração social e pública que passava a nutrir.
Ao longo dos anos, passaram a ser conhecidores profundos da natureza humana, dos costumes, dasvidas, das leis e da jurisprudência. Tronaram-se em bons oradores em quem a sociedade depositava confiança, a quem entregava a sua vida, o seu destino e liberdade.
Os advogados eram homens livres e por isso, independentes, sábios e honrados


Com o andar do tempo, e face a transformação da advc em profissão remunerada, os adv continuaram a ser vistos da mesma forma, como homens...
tracking img