Imobilizacao ortopedica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A arte de corrigir e prevenir deformidades em crianças por meio de procedimentos conservadores como as técnicas de imobilização ortopédica é chamada de Ortopedia, descrita por Nicolas Andry (1741).
Estes procedimentos, apesar de antigos, não perderam seu valor e ganham cada vez mais espaço e adeptos como os profissionais técnicos em imobilização ortopédica.
Estecurso é novo porém, já vem sendo feito há anos por muitas pessoas que não são médicos ortopedista , mas, que os auxiliavam, entretanto, não tinham nenhum embasamento teórico e nenhum reconhecimento da área.
Ao longo do estágio do curso técnico em imobilização ortopédica foram observados muitos procedimentos, entre eles inclui-se: os tipos de imobilização, as principaispatologias, anatomia, posicionamentos, noções de enfermagem entre outras que serão descritos e avaliados no decorrer do trabalho.
Objetivos de estagio:
• Adquirir experiência e conhecimento nas praticas em imobilização ortopédicas
• Vivenciar a real situação dos hospitais de Manaus






2. COMPONENTE DE ESTÁGIO 1-Técnicas de Imobilizações Ortopédicas Hospitalares

A partir do dia15 de outubro à 29 de novembro de 2012 iniciamos o nosso estágio supervisionado em imobilização ortopédica no hospital e pronto socorro João Lucio localizado na Av. Cosme Ferreira S/Nº zona leste da cidade de Manaus.
Primeiramente nos foi apresentado a funcionária do hospital e enfermeira Débora Miranda, que foi muito gentil conosco, ela nos falou das normas que devemosseguir durante o período de estagio. Nos foi apresentado a área hospitalar de nossa atuação, na qual será a sala de gesso, na mesma funciona também a sala de medicação, ao lado fica a sala de consulta dos médicos ortopedistas e em frente o setor de politrauma do hospital
O João Lucio pereira e referencia em traumatologia . Possui 204 leito , sendo 174 enfermaria ,30 UTI, 4sala de cirurgia , 4 leito de recuperação pós- anestésicos e registra anualmente o valor estimado de 207 mil atendimentos, dentre os quais, as imobilização ortopédicas estão inseridas.
A sala de gesso é espaçosa e ampla nela vimos muitos procedimento hospitalares com noções de enfermagem como curativos , medicação entre outros. Os materiais para procedimentos guardamos nos armáriose gavetas, estes materiais quando estão prestes á acabar são requisitados pelo enfermeiro efetivos do hospital.
Dos matérias utilizados para confecção de gesso temos:
 tesoura,
 atadura gessada,
 atadura crepom,
 algodão ortopédico,
 Esparadrapo;

 Bacia;
 Mesa.
Dos materiais utilizados nos procedimentos em enfermagem:
 Medicamentos;
 Seringas;
 Ataduras;
Gazes;
 materiais para higienização.

As principais técnicas em imobilização são:
 antebraquiopalmar,
 axilo palmar,
 suropálico,
 férula,
 oito gessado,
 Inguinomaleolar,
 e inguinopodalico.

A maioria dos atendimentos foi a nível ambulatorial com prescrição medicamentosa. Quando não haviam procedimentos técnicos de imobilizações ortopédicas a serem realizados; visitávamos asenfermarias em nível de conhecimento holístico.

Vimos uma paciente idosa internada na enfermaria ortopédicas com os pés enfaixados e com história clínica de diabetes
Outro caso observado foi o de paciente internado na enfermaria ortopédica com fratura de maléolo medial causado por queda; continua internado com o fixador;
Também presenciamos um paciente internado com uma traçãotrasnsesquelética de fratura de fêmur ; a mesma aguarda cirurgia.


3. COMPONENTE DE ESTÁGIO 1-Técnicas de ortopedia I

3.1.1. Imobilizações Ortopédicas para aparelho gessado circular e tala antebraquiopalmar.
Um paciente que teve acidente de moto e estava com trauma no antebraço chegou e foi consultado pelo Medico que solicitou a confecção de uma tala antebraquiopalmar.
Esta imobilização...
tracking img