Imagem da organizacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO
Rosangela Salvador Biral do Santos1
RESUMO
O presente artigo objetiva identificar e descrever as diferentes imagens que uma organização representada pelo seu gestor, pode demonstrar na sua forma de administrar. Assim, através do desenvolvimento de pesquisa bibliográfica, puderam-se enumerar diferentes dimensões que uma empresa vivencia em seu cotidiano, e como essas podeminterferir nas analises organizacional.
Após os estudos foi possível entender que essas dimensões salientam o comportamento das organizações na sociedade e que este é algo bastante visado, de modo a influenciar na permanência delas no mercado.
PALAVRAS – CHAVE: Organismos; Cérebros; Sistemas Políticos.
1 INTRODUÇÃO
É interessante a forma pela qual se comportam os administradores, donos,sócios-gerentes ou qualquer outra pessoa que esteja gerenciando as atuais organizações.
Sabe que nos tempos modernos ter visão de futuro, “viver no futuro” é imprescindível para o crescimento e manutenção das empresas, assim administrar não se resume apenas nas funções de delegar, comandar e controlar, é preciso muito mais, é preciso conforme Morgan (1996) “ler” cada situação que as empresas vivempara poder melhor executar as funções de
administrar.
Entender quais são as imagens que a organização oferece e qual delas é a principal ou fundamental, é crucial para gerir em direção ao futuro. Percebe-se que ainda existem administradores no mercado que não estão atentos para esse fato, comportando-se muitas vezes, quando não na maioria delas, como “remédio”, ou seja atuando para sanarproblemas, quando o ideal seria prevenir, para que a organização não tivesse que sofrer impactos maiores que aqueles que ela já esta fadada a vivenciar.
Este artigo busca evidenciar, na visão de Morgan (1996), as diferentes e presentes imagens encontradas nas organizações e que reflexos podem gerar para uma boa administração.
Em sua obra “Imagens da Organização” o autor considera os diferentes tipos deorganizações e todas as suas complexidades e paradoxos existentes, e as diversas visões existentes para analise organizacional. Considera que é preciso mudar a forma de pensar e ressaltar algumas metáforas para entender o caráter de cada vida organizacional.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
As organizações são vidas complexas e repletas de paradoxos de forma que administrá-las não seja uma tarefa tãosimples. Dentro delas encontram-se diferentes elementos, como máquinas, pessoas, capital, tecnologia, entre outros, que fazem com elas cresçam e prosperem ou simplesmente se definhem.
Dessa forma, Morgan (1996) sugere que para melhor compreensão e administração das organizações, os gestores passem a ler as varias situações encontradas dentro de uma organização e que aperfeiçoem suas formas de pensare agir a partir do conhecimento da realidade vivida.
Morgan (1996, p. 256) evidencia para melhor explicar seu ideal, algumas
metáforas (dimensões) que uma organização possa vivenciar, sendo elas:
· As organizações vistas como máquinas;
· As organizações vistas como organismos;
· As organizações vistas como cérebros;
· As organizações vistas como cultura;
· As organizações vistas comounidades políticas;
· As organizações vistas como prisões psíquicas;
· As organizações vistas como fluxo e transformações;
· As organizações vistas como instrumento de dominação.
De acordo com o autor a idéia de ver as organizações como cada um dos elementos citados é uma busca para melhorar o ponto de vista das analises organizacionais acreditando que as organizações são realmente complexas.
2.1AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS
Não é difícil imaginar que idéia se pode ter de uma organização vista como máquina. A idéia do autor é comparar as organizações como máquinas e conseqüentemente que seus administradores pensem mecanicamente. Ao se observar o mercado organizacional atual é possível perceber como uma infinidade de organizações assume essa imagem, como figura principal....
tracking img