Enfermgem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Secretaria de Estado da Saúde Concurso Público (Edital SEA/SAE 018/2006)

Caderno de Prova
Nível Médio

Técnico em Enfermagem (EM05)

Secretaria de Estado da Saúde

Técnico em Enfermagem
Dia: 25 de fevereiro de 2007 • Horário: das 14 às 18 h

(EM05)

Duração: 4 (quatro) horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções
Para fazer a prova você usará: um caderno de prova;  um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura. Verifique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 60 (sessenta), está correta; b) se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.  Para cada questão são apresentadas 5 (cinco)alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.  Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.  A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais.  Não destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de provacompleto e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova será divulgado no site http://ses.fepese.ufsc.br Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Página 3

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa
Neologismo Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura maisfunda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo: Teadoro, Teodora.
Manuel Bandeira. In: Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1983.p.168.

(20 questões)
2. Em relação aos termos destacados no trecho abaixo: Beijo pouco, falo menos ainda Mas invento palavras... (Manuel Bandeira) É correto afirmar-se que são respectivamente: a. b. c. d. e. ( ) ( )(X) ( ) ( ) verbo e preposição. advérbio e pronome. verbo e conjunção coordenativa adversativa. advérbio e conjunção coordenativa explicativa. verbo e conjunção subordinativa integrante.

(4 questões)

1. Em relação ao texto, assinale as afirmativas corretas: I. O verbo adorar é sempre transitivo indireto. II. A classe gramatical da palavra pouco é advérbio. III. O neologismo teadorar, criado apartir de uma expressão popular, é formado por um pronome e um verbo. IV. Separando os elementos que formam a estrutura do verbo teadorar, temos: radical = teador; vocal temática = a; desinência = r. V. A palavra neologismo é formada de neo + logismo e, a julgar pela origem, significa novo + palavra. Assinale a alternativa que indica as afirmativas assinaladas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X)apenas a I. apenas a V. I, II, III e V. I, III, IV e V. II, III, IV e V.

3. Leia a frase abaixo: “(...) Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda (...)”, Com relação à frase de Manuel Bandeira destacada acima, responda: Em que tempo e modo está a forma verbal invento? II. Qual é o gerúndio da forma verbal traduzem? III. Qual é o modo verbal que indica uma ação duvidosa, incerta?Assinale a alternativa que responde corretamente as questões apresentadas. a. ( b. c. d. e. ) I. pretérito perfeito do indicativo. II. traduzindo. III. imperativo. ( X ) I. presente do indicativo. II. traduzindo. III. subjuntivo. ( ) I. presente do subjuntivo. II. traduzir. III. subjuntivo. ( ) I. presente do indicativo. II. traduzido. III. subjuntivo. ( ) I. presente do indicativo. II. traduzindo. III.indicativo. I.

Página 4

Secretaria de Estado da Saúde

4. Em qual das alternativas ocorre erro de regência verbal? a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) Prefiro cinema a teatro. Custa-me crer que ela ainda volte. Somos trinta nesta classe. Eu lhe amo, eu lhe adoro. Assistimos a um filme interessante.

5. Com base na análise do texto apresentado, assinale a alternativa correta. a. ( )...
tracking img