Ihgb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Coronelismo tem sido entendido como uma forma específica de poder político brasileiro, que floresceu durante a Primeira República, e cujas raízes remontam ao Império. A Constituição Brasileira de 1891 outorgou o direito de voto a todo o cidadão brasileiro ou naturalizado que fosse alfabetizado; assim, pareciam extintas as antigas barreiras econômicas e políticas, e um amplo eleitorado poderiateoricamente exprimir livremente sua escolha. Todavia, verificou – se desde logo que a extensão do direito de voto a todo cidadão alfabetizado não fez mais do que aumentar o número de eleitores rurais ou citadinos, que continuaram obedecendo aos mandões políticos já existentes. A base da antiga estrutura eleitoral se alarga, porém os chefes políticos locais e regionais se mantiveram praticamente osmesmos.
Apesar da passagem do Império a República, a estrutura econômica político persistia, e com ela persistiam os “coronéis”. Haviam – se originado dos títulos da Guarda Nacional, criada pouco depois da Independência para defender a Constituição, auxiliar na manutenção da ordem prevenindo as revoltas, promover o politicamente regional e local.
Extinta pouco depois da proclamaçãoda República a Guarda Nacional, persistiu, no entanto a denominação de “coronel”, outorgada espontaneamente pela população àqueles que pareciam deter entre suas mãos grandes parcelas do poder econômico e político.
Um “coronel” importante constituía assim uma espécie de elemento sócio – econômico polarizador. Eram o elemento chave para se saber quais as linhas políticas divisórias entre osgrupos e os subgrupos na estrutura tradicional brasileira.
A localização sócio política tendo por ponto de referência o “coronel” não era, porém, peculiar apenas aos indivíduos das camadas inferiores, mas se estendia a todos os escalões.
Um dos trabalhos de sociologia política mais recentes sobre a estrutura coronelista é o de Jean Blondel. Para ele, o “coronel” se define pelo poderpolítico: “quando o domínio sobre o qual o protetor atua é muito extenso e reúne grande número de eleitores.
Assim, o poder político é medido através da quantidade de votos de que dispões um chefe local ou regional, no momento das eleições. A estrutura, grosso modo, se apresenta hierarquizada em três níveis: os coronéis; abaixo deles os cabos eleitorais; e, na base da estratificaçãopolítica, os eleitores. Quando o poder é direto sobre o eleitorado, o coronel tem certeza de dominar as eleições.
Existiram, então, no Brasil coronéis de vários graus, desde o pequeno coronel não dominando senão uns 200 eleitores, até o grande coronel, o mandão nacional com outros níveis de coronéis abaixo dele. A quantidade de graus da estrutura coronelística variava de região para região, de zonapara zona. Esta forma, que Jean Blondel chamou de “dominação indireta”, muito mais complexa do que a “dominação direta”.
A multiplicação dos coronéis é, assim, o aspecto essencial, a originalidade da estrutura política do Brasil, na Primeira República, traço que se prende diretamente à estrutura sócio – econômica tradicional do país, fundamentada em grupos de parentela que são ao mesmotempo grupos de parentesco de sangue com suas alianças, e grupos de associados econômicos – políticos.
O coronelismo se integra, pois, como um aspecto específico e dotado dentro do conjunto formado pelos chefes que compõem o mandonismo local brasileiro, dotado porque, embora aparecendo a apelação de coronel desde a segunda metade do Império, é na Primeira República que o coronelismo atinge suaplena expansão e a plenitude de suas características. O coronelismo é, então, a forma assumida pelo mandonismo local a partir da proclamação da República; o mandonismo local teve várias formas desde a Colônia, e assim se apresenta como o conceito mais amplo com relação aos tipos de poder político – econômico que historicamente marcaram o Brasil.
O segundo aspecto essencial existente é o...
tracking img