DUAS FASES DE CAPISTRANO DE ABREU: NOTAS EM TORNO DE UMA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA

1556 palavras 7 páginas
Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES
Licenciatura em História

Curso de História
Historiografia Brasileira
Professora: Dra. Cristiane de Assis Portela (Professora titular do UniCeub)
Grupo: Henrique Medeiros
Claudia Cristina
Adalberto Silva
Guilherme Frederick

Análise Documental

Brasília, 28 de maio de 2013.
Orientações Gerais:

A atividade avaliativa proposta consiste na análise de três documentos históricos relevantes para a historiografia brasileira oitocentista. Os textos encontram-se reproduzidos na obra “Livro de Fontes da Historiografia Brasileira”, organizada pelo historiador Manoel Luiz Salgado Guimarães. Os documentos a serem analisados são: 1) “Discurso no ato de estatuir-se o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro” por Januário da Cunha Barbosa.
2) “Quais os meios de que se deve lançar mão para obter o maior número possível de documentos relativos à história e geografia do Brasil” por Rodrigo de Souza da Silva Pontes.
3) “Como se deve escrever a história do Brasil” por Karl Friederich Phillipe von Martius.

A análise deverá ser feita por grupos compostos por até 04 (quatro) integrantes e deverá ser entregue em formato de texto (digitado em letra times new roman tamanho 12; espaçamento 1,5 justificado), contendo os seguintes tópicos:

1) Contexto de produção dos documentos (aspectos externos que evidenciem a data e autoria do texto, bem como a vinculação institucional da obra).
2) Características dos documentos (aspectos internos que demonstrem o conteúdo apresentado e o discurso que se estrutura por meio do texto).
3) Crítica histórica (análise que evidencia a inscrição ideológica e a repercussão da obra para a historiografia que trata a história da Nação).

Para subsidiar a análise, além da leitura obrigatória dos documentos, o grupo deverá realizar pesquisa bibliográfica sobre o tema.

O texto escrito deverá ser entregue no

Relacionados