Igreja luterana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Rosa de Lutero é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. Sintetiza a fé cristã de uma forma simples e completa. Martinho Lutero explicou o seu significado da seguinte forma:
1) A cruz preta - lembra que Jesus, sacrificou sua vida em nosso favor. 2) A cruz preta, envolvida pelo coração vermelho, significa que Cristo é o centro da vida da comunidade e da Igreja. Ele é o mais importante. A corvermelha é símbolo do amor que se doa e reparte. 3) As cinco pétalas brancas assinalam que pela fé, atuante em prol da justiça e da paz, temos alegria, consolo e paz com Deus, conosco mesmo e uns com os outros. 4) O fundo azul lembra o céu e aponta para a fidelidade de Deus. Essa é a base de nossa esperança. 5) O anel dourado lembra o ouro, metal mais precioso. Simboliza tudo aquilo que Deus nosdá pela fé em forma de sinais: perdão, comunhão, esperança, sentido de vida, o pão de cada dia… Aponta também para aquilo que, na eternidade, nos será dado: alegria sem fim, satisfação de todas as necessidades e anseios.

A ruptura com os católicos, por volta de 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos eacreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.

A distribuição dos Luteranos hoje se encontra da seguinte forma: Europa: 49 milhões; África: 21 milhões; América: 10 milhões; Ásia:10 milhões;

Os países com o maior número de Luteranos:
1º) Alemanha: 23,0 milhões; 2º) Estados Unidos: 8,4 milhões; 3º) Suécia: 7 milhões; 4º) Finlândia: 4,6 milhões; 5º) Dinamarca: 4,5 milhões; 6º) Etiópia: 5,6milhões; 7º) Indonésia: 5,7 milhões; 8º) Noruega: 4 milhões; 9º) Tanzânia: 3,5 milhões; 10º) Madagascar: 3,5 milhões; 11º) Brasil: 1 milhão.

Rio Grande do Sul: 529 mil Santa Catarina: 260 mil Paraná: 91 mil Espírito Santo: 85 mil São Paulo: 28 mil Rondônia: 21 mil Minas Gerais e Rio de Janeiro: 17 mil Região Centro-Oeste: 26 mil Região Nordeste: 6 mil Região Norte: 4 mil

Centro de NovoHamburgo

Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Martinho Lutero, influenciado pelo pai, entrou na Universidade de Erfurt para estudar Direito, mas seu temperamento inclinava-o para a vida religiosa. Em 1505, após quase ter morrido durante uma violenta tempestade, ingressou na Ordem dos Agostinianos, cumprindopromessa feita a Santa Ana. Estudioso, metódico e aplicado, Lutero conquistou prestigio intelectual. Em 1508, já era professor da Universidade de Wittenberg. Em 1510 viajou a Roma, sede da Igreja católica. Regressou profundamente decepcionado com o ambiente de corrupção e avareza em que vivia o alto clero. Nos anos de 1511 a 1513, aprofundou-se nos estudos religiosos até que começaram a amadurecer, emseu espírito, novas idéias teológicas. Nas epístolas de São Paulo, encontrou uma frase que lhe pareceu de importância fundamental: “O justo se salvará pela fé.” Romanos 1.17 Concluiu Lutero que o homem, corrompido em razão do pecado original, só poderia salvar-se pela fé exclusiva em Deus. A fé, e não as obras, seria o único instrumento de salvação, graças à misericórdia divina.

Com o objetivode arrecadar dinheiro para a reconstrução da basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgencias (perdão dos pecados) aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a Igreja. Escandalizado com essa salvação comprada, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg um manifesto público as famosas 95 teses - em que protestava contra a atitude do papa e expunha alguns elementosde sua doutrina religiosa. Iniciava-se, então, urna longa discussão entre Lutero e as autoridades católicas que terminou com a decretação de sua excomunhão, em 1520. Para demonstrar firmeza e descaso diante da Igreja católica, Lutero queimou em praça pública a bula papal que o condenava. Lutero que ficou recluso por bom tempo, momento em que traduziu a Bíblia para o Alemão o que levou a outras...
tracking img