Igreja luterana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA IGREJA LUTERANA

A primeira igreja protestante a surgir foi a Igreja Luterana. Esta igreja leva o nome e as características de seu fundador, Martinho Lutero. Lutero era um homem muito inteligente, porém agressivo. Não concordava com a venda de indulgências e outras heresias da igreja de Roma. Contudo nunca quis abandoná-la. Sua vontade era reformá-la.
Em 1512 Luterocomeçou a pregar contra a salvação pelas obras. Fez muitas conferencias confirmando que os justos viveriam da fé. E nisso ele tinha razão. Em vários sermões ele condenou a prática da venda da indulgência. Em 31 de Outubro de 1517 ouviram-se fortes marteladas na porta da Igreja de Wittenberg. Era Lutero condenando o Papa Leão X e seus legados numa bula de 95 teses. Entre estas teses, algumas eramespecialmente desafiadoras:
"Os pregadores de indulgências erram quando declaram que o perdão do Papa livra o pecador da penitencia e assegura-lhe perdão".
“Os que se julgam seguros da salvação pelas cartas do Papa, serão amaldiçoados eternamente, e na companhia de seus mestres”.
“Por que o Papa não esvazia o purgatório pelo amor?”
Devido a essa bula Lutero foi excomungadopelo Papa em 1519. Mas, apoiado pelos imperadores regionais e pelo povo de muitas cidades alemãs, Lutero levou a afinco suas idéias. Ao meio de muita confusão e guerras ele conseguiu reformar a igreja católica na Alemanha em 1521. Essa igreja foi chamada de Luterana.
Seus seguidores foram chamados de luteranos. Na Alemanha e em alguns outros países do norte europeu ela se tornou a religiãooficial do pais. A maioria das igrejas católicas que existiam nesses países - contando os fiéis, prédios e padres - simplesmente se tornaram luteranos. Geralmente as freiras se casaram com ex-padres. O termo missa foi conservado. As formas litúrgicas de dirigir o a missa quase não mudou. O batismo infantil era uma lei que devia ser cumprida. A hierarquia continuava a mesma, sendo o primeiro chefeda igreja Luterana o próprio Lutero.
A igreja luterana matou e perseguiu os batistas na Alemanha e em todos os países que ela se tornou a igreja oficial do país. No ano de 1525 Lutero ordenou a morte de mais de cem mil batistas no sul da Alemanha. Seu ódio aos batistas estava fundamentado no fato que estes, por obedecerem a Bíblia, nunca o aceitou como um servo de Deus.

DOUTRINA
Todoesse montante de fiéis tem como base doutrinária uma só fonte: a Bíblia Sagrada. Desde a igreja antiga, foram elaborados credos e confissões que resumem e atualizam os conteúdos da fé cristã para cada época mediante as Escrituras. “A doutrina base da igreja luterana é a justificação pela fé e as demais podem ser colocadas abaixo desse tripé: somente a fé, somente a Escritura, somente a graça. Amesma Lei que condena o pecador continua sendo pregada, e o mesmo Evangelho que, por causa de Cristo, absolve o pecador, também continua sendo anunciada com a mesma ênfase em toda a igreja”, sintetiza pastor Mário Lehenbauer.
Desde os tempos de Lutero, a missão da Igreja Luterana continua sendo a propagação do Evangelho. “A relevância de uma igreja cristã se define na relação do seu compromisso coma missão de Deus. Há em nosso país inúmeras pessoas que andam sem rumo, sem fé ou que perderam a fé, às quais devemos prestar contas da ‘esperança que há em nós’ (1 Pe 3.15)”, prega pastor Walter. No entanto, a Igreja Luterana também atua na área editorial e educacional. A Editora Concórdia e a Universidade Luterana do Brasil são destaques de realização da IELB no Brasil.

NO BRASILEntre os primeiros evangélico-luteranos que colocaram os pés no Brasil estão Heliodor Hesse – filho do humanista alemão Helius Eobano Hesse, amigo de Martinho Lutero – e Hans Staden, que cantou hinos de Lutero e erigiu a primeira capela evangélica enquanto esteve prisioneiro de índios em Ubatuba (SP), em 1554. No entanto, a igreja luterana brasileira começou a emergir em 1824, no Rio de Janeiro,...
tracking img