Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A população idosa brasileira vem aumentando desde a década de 1950, quando apenas 4% dos brasileiros tinham mais de 60 anos. Previu-se que em 2005 teríamos 15% da população brasileira com mais de 60 anos de idade e ainda, que esta em 2025, será a sexta maior população idosa do mundo, com cerca de 32 milhões de pessoas acima de 60 anos (Shouri Jr. et. al., 1994). Frente a essesdados, parece haver uma necessidade de novos olhares para os idosos, de uma forma a que se comece a pensar em como melhorar essa fase da vida.
O envelhecimento proporciona limites maiores ao indivíduo, mas isso não significa que o idoso tenha que se abster de tudo, trabalho, sexo, vida social e lazer. A adaptação frente a uma fase nova da vida é a maior dificuldade encontrada pelos idosos. Aidéia de que, a partir de determinada idade certas atividades não devem ser desfrutadas, é uma concepção que tende a ser superada em relação às constantes modificações sociais, uma vez que, a expectativa de vida das pessoas tem aumentado muito, e com isso, sente-se a necessidade de se repensar as questões que envolvem a qualidade de usufruto do tempo livre.
A redução nas taxas de natalidade e oaumento na expectativa de vida vêm contribuindo para uma mudança na estrutura demográfica do Brasil. O desenvolvimento da medicina e da tecnologia, bem como da consciência social, fez com que os idosos passassem a ter melhor qualidade de vida, consequentemente, maior perspectiva de longevidade, e gozar de mais respeito social. Observa-se que frente a essas mudanças populacionais, o trabalho serácada vez mais uma realidade na terceira idade.
O idoso com suas potencialidades e limitações, pode ser parte significativa da força de trabalho, em que, mais do que nunca, as questões relativas à carga mental do trabalhador se tornarão mais relevantes do que as associadas à carga física, resgatando o idoso na sua bagagem cognitiva e desempenho.
No Brasil, o envelhecimentopopulacional e as alterações nas regras da Previdência para a aposentadoria deverão provocar alterações cada vez mais visíveis na estrutura etária da população economicamente ativa. Na atualidade, a onda de desemprego gerado em parte pelo processo de globalização da economia, mas principalmente pela desigualdade na distribuição de bens e de oportunidades sociais afetam diretamente os idosos. Uma vezdesempregados, homens e mulheres com mais de 40 anos dificilmente encontram outra colocação, porque os postos de trabalho estão sofrendo um drástico corte.
Em semelhante cenário, as economias sequer estão dando conta de criar novos empregos para atender à demanda da população jovem, que dirá à dos mais velhos (Neri A.L. , 2002).
Inúmeros estudos têm demonstrado que as pessoas que trabalhamapresentam melhores condições de saúde do que a população geral, e que as pessoas doentes e incapazes são, geralmente, excluídas do mercado de trabalho. O desemprego tem sido associado a piores condições de saúde, a maiores taxas de mortalidade e maior prevalência de sintomas psiquiátricos, de hipertensão arterial e hábitos de vida nocivos, como consumo de bebida alcoólicas e cigarro ( Janlert U.,1997).
Através do estudo realizado, com a leitura sobre a opinião de vários autores quanto a essa problemática, e com a realidade que vivemos, percebe-se a importância não só da sociedade, quanto à dos governantes, estarem se preocupando com essa questão, do quanto é importante o idoso estar inserido no mundo do trabalho, muitos deles ainda sustentam filhos e netos, sendo provedores dafamília. Essa inserção não contribui apenas na sua condição econômica, mas também na sua condição social, sentindo-se participante ativo na sociedade, fazendo sua parte e sendo valorizado por isso.













2 REVISÃO DE LITERATURA



Com o aumento da expectativa de vida do idoso, faz-se necessário pensar também na qualidade desses anos que sobrevieram. Diante disso, muitos...
tracking img