Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir fala sobre os Sistemas Operacionais e suas principais características, como formas de operação e os variados tipos de sistemas existentes.
































2. Sistema Operacional

Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto deprogramas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memórianão-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir de então, o sistemaoperacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

3. Conceito de Sistema Operacional (S.O)

O sistema computacional moderno é algo complexo devido a quantidade de dispositivos envolvidos. Desenvolver programas que mantenham o controle destescomponentes de forma otimizada impactaria na lentidão para novos softwares. Daí surge o sistema operacional, cujo trabalho é gerenciar esses componentes e fornecer aos programas de usuários uma interface simples de acesso ao hardware.
Sistema Operacional é um conjunto de ferramentas necessárias para que um computador possa ser utilizado de forma adequada, pois consiste de intermediário entre oaplicativo e a camada física do hardware. Este conjunto é constituído por um Kernel, ou núcleo, e um conjunto de software básicos, que executam operações simples, mas que juntos fazem uma grande diferença.
O sistema operacional é uma camada de software colocada entre o hardware e software do computador, com o objetivo de facilitar as atividades dos desenvolvedores e usuários de software, uma vezque não precisam fazer acesso direto ao dispositivo, fornecendo uma interface mais amigável e intuitiva.
3.1 Tipos de serviços:

• Acesso aos periféricos
• Utilização simples de recursos pelo usuário
• Manipulação de dados (arquivos e diretórios)
• Controle de recursos compartilhados

3.2 Para isso, ele deve ser responsável pela:

• Gerência do processador, também conhecida comogerência de processos, seu objetivo visa distribuir de forma justa o processamento evitando o monopólio do processador e respeitando a prioridade dos usuários e aplicações.
• Gerência de memória, objetiva fornecer um espaço isolado de memória para cada
processo de forma que ele “se sinta” único na memória. São necessários recursos
(memória virtual paginação e segmentação) para que este objetivo sejacumprido de
forma eficiente e atenda todos os processos ativos.
• Gerência de dispositivos, objetiva garantir o acesso aos dispositivos de forma mais fácil
possível (drivers) aos usuários, criando modelos que generalizem a utilização dos
dispositivos (lembrar do conceito de bloco no HD).
• Gerência de arquivos, uma implementação específica da gerencia de dispositivos,
trabalhando apenas como processo de armazenamento e acesso aos dados, atualmente através de arquivos e diretórios.
• Gerencia de proteção, definir o acesso harmônico em sistemas de vários usuários com compartilhamento de recursos, como por exemplo, pastas compartilhadas em rede.
Os sistemas operacionais vêm passando por um processo gradual de operação. A evolução dos SO é diretamente ligada a evolução dos...
tracking img