Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica
Márcia Denise Pletsch.

Dentre as várias maneiras de realizar uma pesquisa qualitativa em educação, o estudo de caso etnográfico vem ocupando lugar crescente. Trata-se de uma modalidade de pesquisa qualitativa que une características do‘estudo de caso’ com a ‘etnografia’. Estudo de caso é o estudo exaustivo de um caso em particular (uma unidade), a fim de compreendê-lo enquanto instância singular, que, ao mesmo tempo em que possui dinamismo próprio, está inserida em uma realidade situada. O interesse do pesquisador deve ser estudar a unidade em suas especificidades, o que não impede que ele atente ao contexto e às inter-relações com otodo. Nesse sentido, o estudo deve ser “retrato vivo da situação investigada, tomada em suas múltiplas dimensões e em sua complexidade própria” (André, 1995, p. 55). São características do estudo de caso: a ‘interpretação em contexto’; utilização de uma variedade de informantes, fontes de informação e situações; inclusão de diferentes pontos de vista, mesmo que conflitantes; englobar aperspectiva do próprio pesquisador; ter um plano de trabalho flexível, que se configura no decorrer do campo (Lüdke e André, 1986).
A Pesquisa é fundamental para se obter conhecimentos de um problema ou mais e tentar solucioná-los da maneira mais prática. Pessoas especiais merecem a inclusão no ensino regular por assim dizer, principalmente os de grau mais leve. E o educador deve ter a sensibilidade aoponto de saber lidar com eles bem como os alunos da classe em que esta se inserindo, e assim tentar solucionar a medida do possível os problemas que surgirão no cotidiano. Existe um numero grande ainda de docentes “despreparados” para esta atividade e muitos não querem manter um relacionamento com esse tipo de “problema”. Ainda existe muito pré-conceito e muitas desigualdades em cima dos portadoresde necessidades especiais, e colocá-los em uma classe normal seria quase que um “tiro no escuro”, sem saber qual será a reação da classe onde ele esta sendo incluído. Tanto o docente como os alunos devem estar preparados para recebê-los, e conduzi-los ao bem estar. Tendo em vista que a pesquisa do ensino itinerante abrirá novas portas em rumo ao conhecimento do século XXI.
Os aspectos maisimportantes que Ludke e André(1986) ,
AS EXPLORAÇÕES: Colher dados a ser pesquisado, observar as pessoas ou lugar a ser pesquisado, analisar documentos que vai ser pesquisado. Tudo isso é essencial para que uma pesquisa saia corretamente analisada.
DECISÃO: A decisão partiu de uma multiplicidade que ocorre dentro de uma sala de aula e que, fazem parte de um universo cultural.
DESCOBERTA: É relatar napesquisa tudo que foi abordado, descoberto e analisado, e assim solucionar os problemas existentes e as não conformidades detectadas.
Para facilitar e apoiar a inclusão do maior número possível de alunos com necessidades especiais em classes regulares, a Rede Pública conta com duas modalidades principais de suporte especializado: a sala de recursos e o professor itinerante. São chamados deitinerantes por não estarem lotados em uma escola específica. Seu papel é auxiliar e orientar os professores do ensino regular que recebe alunos especiais incluídos. Nem todos os professores estão preparados para adequar a sua forma de ensinar às características e necessidades do aluno. Assim, alunos que precisariam de adaptações curriculares e/ou receberem suporte imediato não é logo atendido,prejudicando ainda mais seu entrosamento na dinâmica da turma.

Entretanto, acreditamos que é preciso rever forma como esse processo está sendo desenvolvido, para que os docentes saibam mobilizar seus conhecimentos, articulando-os com suas competências mediante ação e reflexão teórico-prática. É necessário que ocorram mudanças de atitudes e uma melhor formação da equipe docente para se caracterizar...
tracking img