Darwinismo

O Darwinismo é uma teoria elaborada pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin, publicada no livro (A origem das espécies), explicando a evolução dos seres vivos por meio da seleçãonatural.
O Darwinismo é utilizado por biólogos, filósofos, matemáticos e cientistas para descrever processos evolucionários semelhantes à evolução da vida.
Darwin propôs três conclusõesfundamentadas em quatro observações, reunindo evidências biológicas, favorecendo o mecanismo evolucionista. Baseado num conjunto vasto de observações realizadas durante a viagem do HMS Beagle e tomando comomodelo diversas espécies de tentilhões das ilhas Galápagos Darwin expôs 4 observações:
* Primeira observação: o rápido crescimento populacional está relacionado com o potencial reprodutivo dasespécies (capacidade inerente do organismo).
* Segunda observação: a relativa estabilidade quanto ao contingente populacional (tamanho de uma população), limitada pelas condições ambientais ao longo dotempo, devido a factores como: disponibilidade de alimento, predação, parasitismo e locais de procriação.
* Terceira observação: os organismos de uma mesma população manifestam capacidadesdiferenciadas para uma mesma condição, podendo a característica em questão (reprodutiva, alimentar, defesa, e outras intrínsecas de cada espécie), conformar uma situação favorável ou desfavorável à suaexistência.
* Quarta observação: boa parte das aptidões são transferidas hereditariamente.

Positivismo

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte, quecomeçou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers, o "Positivismo é a visão de que o inquéritocientífico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Darwinismo, positivismo e determinismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Darwinismo-Positivismo-e-Determinismo/206671.html

MLA

"Darwinismo, positivismo e determinismo" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Darwinismo-Positivismo-e-Determinismo/206671.html>.

MLA 7

"Darwinismo, positivismo e determinismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Darwinismo-Positivismo-e-Determinismo/206671.html>.

CHICAGO

"Darwinismo, positivismo e determinismo." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Darwinismo-Positivismo-e-Determinismo/206671.html.