Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO (JULIANA)

A realidade no mundo é o aumento progressivo e contínuo da longevidade, já que hoje há uma maior expectativa de vida, sendo cada vez maior o número de cidadãos que ultrapassam a casa dos 70 anos em boas condições físicas e mentais, basta observar os governos ao redor do mundo, como França, Alemanha e Itália, que refazem as contas e lançam políticas públicas maisespecíficas a este grupo, além de passar a reformular o sistema previdenciário atual, por exemplo a França que alterou a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos.
No Brasil a realidade não é diferente, os índices de mortalidade caem, na medida em que há maior expectativa de vida, ao se observar este grupo, percebe-se um aumento nesta faixa etária, segundo o IBGE em 1980 tínhamos 16 idosos paracada 100 crianças, em 2000 esta relação aumentou de 30 crianças para 100 idosos, praticamente dobrando em 20 anos, demonstra que as pessoas estão vivendo mais, levando o governo a adotar medidas sociais para atender esta população idosa, como atendimento preferencial em Postos de Saúde e Hospitais Municipais.
Temos a disposição a Política Nacional do Idoso – PNI pela Lei n°. 8.842/94 eposteriormente regulamentada pelo Decreto 1948/96, que estabelece em seu bojo, direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa, conjunto de indivíduos de 60 anos ou mais.
Política que na prática é trabalhada pelo Serviço Social, que atua junto à família e ao idoso, pois, tem emsua função aspectos educativos e políticos, já que deve realizar a defesa de seus direitos, mas, igualmente, sua valorização, integração, auto-estima, transformando uma dura realidade de isolamento em um convívio social que lhe traga saúde e dignidade humana.
O grande desafio do Serviço Social é ser elo entre gerações, fazê-las dialogar, ser o eixo de conexão entre a família e o idoso, e exigir doestado que cumpra com o seu papel e ampare o idoso em suas necessidades de vida, vida que seja com qualidade, dignidade, proteção e cumprimento de seus direitos, já assegurados por Lei.
A valorização e o reconhecimento do idoso não podem ficar restritos aos profissionais da área do Serviço Social, deve ser vislumbrada por toda a sociedade, pelos profissionais da área de saúde, como médicos eagentes de saúde, pois, trata-se de nosso futuro, envolver a família, o estado é essencial para promover a verdadeira mudança, que é a decisão de respeitar o idoso, sua autonomia e liberdade pessoal.
Deste modo, o presente projeto intitulado Importância do Serviço Social junto ao Idoso, trata sobre sua importância nos dias de hoje, além de apresentar temas específicos. A metodologia utilizada foi emforma de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, complementada por artigos e textos.

2. IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL (ROGÉRIO)

Segundo IBGE até meados de 2025 o País terá um contingente de 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, torna-se importante pensar a velhice, e de que maneira o estado, a sociedade e a família, poderá atender este idoso nas suas necessidades, e qual o papel queo Serviço Social desempenhará nesta caminhada (IBGE 2011).

O trabalho realizado pelo Serviço Social será imprescindível para dar suporte às famílias no cuidado com o idoso, principalmente as famílias carentes que não dispõe de recursos, além de promover a conscientização da sociedade no seu todo para o fato de que um dia todos irão envelhecer, e que caberá ao estado brasileiro aresponsabilidade de intensificar as políticas e programas sociais de atendimento a esta população idosa.

A sociedade vive o novo, a juventude, desconsiderando aumento desta faixa etária, incentiva uma cultura jovem apenas, apresentando o idoso como aquele que respira lembranças passadas que pouco ou nada tem a oferecer, gerando assim uma atitude de discriminação e preconceito social.

O avanço da...
tracking img