Idoso conectado ao mundo moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDOSO CONECTADO AO MUNDO MODERNO¹
LAGE.G.M.G, COSTA.V.D², BRANDÃO, P.S.³
¹Produção Científica da Disciplina de Pesquisa em Serviço Social II
²Acadêmicas do Curso de Serviço Social do CEULP ULBRA
³ Mestre em Gerontologia e Professor do Curso de Serviço Social do CEULP ULBRA

Exposição de Produções e Relatos de Experiências em Serviço Social - EXPRESS

RESUMO: Este trabalho foi conduzidojuntamente aos Idosos do Projeto Viver Melhor com o objetivo de avaliar o interesse e a possibilidade do idoso conseguir certa autonomia com a tecnologia da informação e comunicação. Os avanços tecnológicos permitiram o aumento da média de expectativa de vida das pessoas, aumentando assim a população de idosos. E o idoso na sociedade capitalista não tem valor, não produz e não gera lucros e tem suaimportância social diminuída. A sociedade diante de uma situação de exclusão seja social ou digital, que surge e se destaca dentro da própria sociedade. E nesse sentido, a população idosa frente a uma sociedade cada vez mais tecnológica, é duplamente excluída. A identificação e a avaliação ocorreram em dois métodos de quantificação de idosos que se interessam pela autonomia tecnológica e a técnicaexplicativa utilizando-se como referências básicas sob a luz teórica de kachar, Vitória. Terceira Idade e a Informática aprender revelando potencial.
PALAVRAS CHAVE: Idoso; tecnologia; informação.

INTRODUÇÃO: Desde a promulgação da lei 10.741 de 1º de outubro de 2003 que se destina a regular os direitos assegurados as pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, que dá início a umprocesso de mudanças e adequação no que se referem os direitos do idoso. Direitos esses que perpassam desde os direitos da pessoa como liberdade, respeito, dignidade, alimento, saúde, educação, cultura e lazer aos direitos que são específicos a pessoa idosa, como geriatria e gerontologia, cultura. O envelhecimento de uma pessoa tem suas variações que podem ter influências biológicas e sociais, naqualidade de vida do idoso, permitindo assim um aumento da população idosa e por conseqüência um aumento também da expectativa da qualidade de vida desta população. Para a sociedade saber lidar com as mudanças que ocorrem na vida do idoso é fundamental que o mesmo tenha um bom envelhecimento. E dentro deste bom relacionamento é que se pode citar a interação e efetividade do conhecimento para o idoso. “Apartir dos 30 anos, inicia-se uma perda de 1% por ano das funções vitais biológicas, mas é aos 20 anos que começa o processo de declínio em diversas funções dos órgãos do indivíduo”. (Kachar, 2003, p.29). Independente da idade a busca constante por conhecimento é a mola propulsora do rejuvenescimento, a mente está sempre jovem, atualizada, informada e permite a inclusão no meio social. E dentro datecnologia, ela oferece o computador e através dele a internet, que disponibiliza recursos de aprendizado para o constante aprimoramento. Para que os problemas de interação com os idosos sejam minimizados, esta interação com a sociedade deva ter como foco maior o interesse do idoso em alcançar a sua autonomia tecnológica da informação e comunicação. Estando o idoso interagido com o computador éautomático o acesso a Internet, e isto possibilita pertencer a uma comunidade ampla e virtual, ter contatos com familiares e amigos, isto é, pertencer a uma sociedade. [...], pois os idosos têm uma vitalidade grande de viver projeto futuros, contribuir na produção, participar do consumo e intervir nas mudanças sociais e políticas. (Kachar, 2003).
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo com idosos de oprojeto Viver Melhor realizou-se com entrevista semi estruturada, fundamentadas nos ensinamentos de Barros, a escolha dos entrevistados foi aleatória com a participação de 13 idosos, todos com mais de 60 anos e alfabetizados, totalizando 36 idosos dos quais os outros não quiseram participar. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para a coleta das informações pertinentes ao tema e teve como fonte,...
tracking img