Pesquisa feita sobre: meio ambiente e idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

Pesquisa feita sobre: Meio Ambiente e Idosos

Rolim de Moura
2012



Pesquisa feita sobre: Meio Ambiente e Idosos

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito e Lesgislação Social,Trabalho Profissional I,Politica Social II e Planejamento Social.

Prof.Edna Braun,Jossan Batistute,Rodrigo Eduardo Zanbon.

Rolim de Moura
2012
Introdução

O objetivo deste texto, e levantar algumas reflexões, sobre a importância da intersetoralidade, nas politicas publicam, como uma condição fundamental para a efetivação dos direitos humanos de todos os Brasileiros.
Como não foi possível fazer a entrevista, por falta de indisponibilidade de representantes,podemos perceber que o plano de trabalho das politicas setoriais, propõem possíveis formas de concretizar politicas capazes, de promover sociedades mais igualitárias e livres, reúne conceitos básicos, para definição das politicas publicas. Meio Ambiente vem sendo um assuntocada vez mais discutido nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento vêm tornando-se necessárias no sentido depreservar o ambiente, para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico.



Política Nacional do Meio Ambiente:

A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção dadignidade da vida humana. Dessa maneira, o objetivo geral da Política Nacional do Meio Ambiente está dividido em preservação, melhoramento e recuperação do meio ambiente.
Planejamentos em Rondônia, as atribuições do licenciamento ambiental e Planejamentos da Autorização Ambiental de Funcionamento são exercidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental, das Unidades Regionais Colegiadas, dasSuperintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que representa a Fundação Estadual de Meio Ambiente, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e o Instituto Estadual de Florestas.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) propõe e executa as políticas florestais, de pesca e de apicultura sustentável. É responsável pela preservação e a conservação da vegetação, pelodesenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis; pela pesquisa em biomassas e biodiversidade; pelo inventário florestal e o mapeamento da cobertura vegetal do Estado.
A discussão dos problemas ambientais traz em seu bojo questões relacionadas à ética, cidadania, valores culturais, aspectos econômicos e políticos. O ambiente urbano, sendo o habitat do homem deve ser pensado e planejado de forma agarantir não apenas a sobrevivência, mas a vida da sociedade. O planejamento ambiental urbano envolve, assim, as questões urbanas. Entretanto, todo planejamento inclui indissociavelmente o aspecto técnico, dos procedimentos especializados, a questão política, o jogo de interesses – econômicos, sociais e culturais – e a “vontade política” do poder público que é a instância que pode implementá-lo,deixando claro, deste modo, que o planejamento não é um conjunto de técnicas, mas um processo que implica vontade e decisões políticas, que tocam diretamente em interesses constituídos e, portanto, implica negociações, conflitos entre forças sociais, etc..

Política Nacional do Idoso:

Considerando os dados levantados no trabalho individual o termo política diz respeito a um conjuntode objetivos que informam determinado de ação governamental e condicionam sua execução. Nos estados democráticos modernos, o conceito de politica publica tem íntima ligação com o de cidadania, pensada como o conjunto das libertardes individuais expressas pelos direitos civis. A concretização da cidadania ocorre através do espaço político, como o direito a ter direitos. Conforme Borges (2002), o...
tracking img