Acoes ordinaria e preferenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capital Próprio

Para abertura de uma empresa faz-se necessário a aplicação de recursos dos proprietários, sendo que estes recursos também correspondem a um item fundamental na continuação da empresa, pois configuram o Capital Próprio, que deva permanecer na empresa por período longo e que suas fontes são: “capital de acionistas ordinários e ações preferenciais”.
Para Assaf Neto (2002, p. 70)capital próprio é o “recurso que procede dos acionistas ou sócios da entidade ou decorrentes de suas operações sociais, que corresponde ao patrimônio líquido”.
Segundo Gitman (2004, p. 264), “O capital próprio é representado pelos fundos de longo prazo proporcionados pelos proprietários da empresa, ou seja, seus acionistas”.

AÇÕES ORDINARIAS

Os verdadeiros proprietários de uma empresa sãoos acionistas comuns, ou seja, aqueles que investem seu dinheiro na expectativa de retornos futuros. Um acionista comum é, às vezes, conhecido como proprietário residual, pois, em essência, recebe o que restar após terem sido satisfeitas todas as outras reivindicações sobre o lucro e ativos da empresa. Como resultado dessa posição geralmente incerta, ele espera ser compensado por dividendos eganhos de capital adequados.
As ações ordinárias de uma empresa podem ser possuídas por um único indivíduo, por um grupo relativamente pequeno de pessoas, tais como uma família, ou ser propriedade de um número amplo de pessoas não-relacionadas entre si e investidores institucionais. De forma geral, as pequenas empresas são propriedade de um único indivíduo ou de um grupo restrito de pessoas e, casosuas ações sejam negociadas, isso ocorreria através de arranjos pessoais ou no mercado de balcão.
Geralmente, cada ação ordinária dá direito a seu possuidor a um voto na eleição de diretores ou em outras eleições especiais. Os votos são assinados e devem ser depositados na assembléia geral ordinária.
O pagamento de dividendos depende do conselho de diretoria e muitas empresas pagam-nostrimestralmente, em dinheiro, ações ou mercadorias. Os dividendos em dinheiro são mais comuns, e dividendos em mercadoria, os menos comuns. O acionista comum não tem certeza de receber um dividendo, porém espera certos pagamentos de dividendos segundo o padrão histórico de dividendos da empresa. Antes de os dividendos serem pagos aos acionistas comuns, é preciso satisfazer às reivindicações de todos oscredores, do governo e dos acionistas preferenciais.
Contudo, o possuidor de ação ordinária não tem nenhuma garantia de receber qualquer distribuição periódica do lucro na forma de dividendos, nem de ficar com quaisquer ativos, em caso de liquidação. O acionista comum provavelmente nada receba como resultado do processo legal da falência.
Porém, uma coisa lhe é assegurada: se tiver pago mais do queo valor nominal pela ação, não poderá perder mais do que investiu na empresa.
Ademais, o acionista comum pode receber retornos ilimitados, tanto pela distribuição do lucro como pela valorização de suas ações. Para ele nada é garantido; entretanto, podem ser enormes os possíveis prêmios pelo fornecimento de capital de risco.

AÇÕES PREFERENCIAIS

A ação preferencial dá a seus possuidorescertos privilégios que lhes conferem direitos preferenciais em relação aos acionistas comuns. Por esse motivo, geralmente não é emitida em grandes quantidades. Os acionistas preferenciais têm um retorno periódico fixo, que é estipulado como porcentagem ou em dinheiro. Em outras palavras, pode-se emitir ação preferencial de 5% ou ação preferencial de $ 5,00.
A ação preferencial é freqüentementeemitida por empresas públicas, por empresas adquirentes de fusão, ou por empresas que estejam sofrendo perdas e precise de financiamento extra. As empresas públicas emitem ações preferenciais para aumentar sua alavancagem financeira, enquanto aumentam o capital próprio e evitam o risco mais alto associado a empréstimos. A ação preferencial é usada em conexão com fusões, para dar aos acionistas da...
tracking img