Plano de marketing nesquick

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Gestão de Santarém

Plano de Marketing

Curso: Marketing e Publicidade Cadeira: Marketing II Docente: Dr. Fernando Gaspar Discente: Alexandra Marujo_9006 Ano lectivo: 2007/2008 1

Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Gestão de Santarém

Índice

Introdução………………………………………………………………………….pg 3 Macro –ambiente…………………………………………………………………..pg 3 Micro – ambiente…………………………………………………………………...pg4 Análise de mercado e segmentação…………………………………………………pg5 Análise dos concorrentes…………………………………………………………….pg5 Análise SWOT………………………………………………………………………pg7 Marketing Mix………………………………………………………………………pg8 Acções a implementar…………………………………………………………...…..pg9 Posicionamento estratégico………………………………………………………..pg10 Estrutura de implementação econtrolo………………………………………........pg10 Factores críticos de sucesso…………………………………………………………pg11 Conclusão…...............................................................................................................pg11

2

Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Gestão de Santarém

Introdução

O Nesquik é a marca mundial de achocolatado da Nestlé que está presente no mercado português desde 1964. A Nestlé Tem 5 fabricas emPortugal Continental sendo a de Avanca, no Norte do país, a que produz o chocolate em pó. Seguindo as políticas de nutrição da Nestlé, o Nesquik é um exemplo de qualidade e, por isso, líder de mercado. Neste plano abordar – se – ão as diversas variáveis em torno da Nesquik e do produto em si definindo –se um a estratégia para o ano de 2009 em Portugal.

Macro ambiente

Contexto sócio-cultural Tem– se notado uma crescente preocupação da população com a saúde e o bem – estar, principalmente o das crianças, que em fase de crescimento necessitam de nutrientes suficientes para crescerem saudáveis, nomeadamente, através do consumo de leite, alimento que tem tido grande destaque nas publicidades televisivas dirigidas aos pais de crianças pequenas. Em termos demográficos, Portugal apresenta umareduzida taxa de natalidade, e uma estrutura etária bastante envelhecida. Há cerca de um milhão de analfabetos no país onde a maioria são mulheres do sul e interior do país. As regiões com maior concentração de população são as situadas na zona litoral do país.

Contexto económico Actualmente, o país encontra – se a enfrentar uma crise, com a subida da taxa de inflação os preços aumentam e dado queo Nesquik tem uma procura elástica, tal pode afectar a compra do produto reduzindo as vendas. Este ano, a taxa de juro encontra – se acima dos 12% de juro, para o próximo ano, prevê – se uma desaceleração do nível do crescimento do PIB para 1,6% devido á turbulência do mercado a crédito e subida dos preços da energia e alimentação. De igual modo a

3

Instituto Politécnico de Santarém –Escola Superior de Gestão de Santarém

inflação deverá desacelerar para os 2,3%. A taxa de desemprego vai situar – se nos 2,8% e manter – se – á estável.

Contexto político – legal O país beneficia de estabilidade política apesar da crise económica que atravessa, contudo, a pressão sobre os preços das matérias – primas começa a diminuir beneficiando as suas importações. Em termos de politicas detrabalho, a Nestlé preocupa – se com o bem-estar dos seus trabalhadores, motivando – os e incentivando a cooperação entre eles. Paga – lhes salários justos e horas extraordinárias, apostando na consecutiva formação dos seus colaboradores.

Contexto tecnológico A Nestlé preocupa – se bastante com o processo de limpeza do cacau e com a sua consequente transformação, utilizando para isso tecnologiasuficientemente sofisticada para produzir chocolate de qualidade.

Micro-ambiente

Clientes Os principais consumidores do Nesquik inserem – se no canal alimentar uma vez que é nos supermercados e hipermercados que produto se encontra á venda. São sobretudo consumidores de leite e as mães de crianças.

Concorrentes Os concorrentes do...
tracking img