Relatorio condutividade e ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

Determinação da condutividade eléctrica de uma água



Disciplina: Análises químicas

Professor: Dina Galhanas

Trabalho Realizado por:

Jaime AlmeidaBruno CostaVítor Piloto

Ano Lectivo: 2010/2011

Índice

Resumo 1
Introdução 1
Parte experimental 3
Resultados experimentais 4
Tratamentos de resultados 4
Conclusão 5



Resumo

Oobjectivo desta actividade laboratorial é a medição da condutividade eléctrica de vários tipos de águas entre elas a água engarrafada comum da marca luso, a água pedras salgadas e a água da rede pública,recolhida na torneira do laboratório de química da escola.

Através da condutividade eléctrica podemos comparar as diferentes águas e assim estabelecer uma relação com a solução padrão de Cloreto dePotássio através de uma recta de calibração.

Este tipo de mediação tem grande importância pois permite identificar vários parâmetros na água que relevam a sua pureza.

Introdução

Acondutividade eléctrica da água representa a propriedade de conduzir a corrente eléctrica, apresentada por um sistema aquoso contendo iões.

É o recíproco da resistência média entre faces opostas de umcubo de solução aquosa, de 1 cm de aresta, a uma dada temperatura. A unidade de medida é o mho/cm, ou o μmho/cm, ou o S/cm (Siemens/cm), ou o μS/cm (o mho/cm é equivalente ao S/cm).

Parteexperimental

Amostras
Para a realização deste relatório necessitamos de 3 amostras distintas: Agua Luso, Agua das Pedras salgadas e água da rede pública (torneira Laboratório).

Foram todasrecolhias ao mesmo tempo. A água do luso foi retirada do garrafão para um copo de vidro, assim como a água das pedras, assim como a água da rede.

As amostras foram recolhidas ás 19H30

Equipamentos...
tracking img