Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIA


Ana Paula Pasa
Rejane Claudia Salvador Sandri
Prof. Janes Fidelis Tomelin
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Administração/Habilitação em RH – Trabalho de Filosofia
19/10/07



RESUMO

A ideologia é um conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Dificilmente é percebido pelas pessoas, pois, se apresenta de formaabstrata, indicando o que as pessoas devem ou não fazer, como devem ou não pensar, o que devem ou não sentir e o que devem ou não valorizar. A ideologia tem a função positiva de atuar como cimento da estrutura social.

Palavras-chave: Ideologia; Origem; Sociedade.


1 INTRODUÇÃO

O trabalho aborda a maneira como a ideologia influencia a sociedade nas tomadas de decisões, seja nas escolas, nasreligiões, em partidos políticos e outros.

Procuramos apresentar de forma clara e sucinta, um pouco da origem, do conceito e algumas características da ideologia, baseados em concepções de autores como Destutt de Tracy e Marx.

Durante o texto apresentaremos entrevistas que foram realizadas, decorrentes de quatro questões que fazem parte do desenvolvimento deste.


2 ORIGEM

Aideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de “conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de um mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e políticas”.


Chamamos de senso comum ao conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos.Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade, bem como de um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e, portanto agir.


A origem do termo ocorreu com Desttut de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seusseguidores de “ideólogos” no sentido de “deformadores da realidade”. No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade. Karl Marx, pensador alemão, desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia, na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual.3 IDEOLOGIA

É o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem de forma natural sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.


A ideologia inverte os efeitos e as causastica, mostrando uma forma maquiada de indivism sobre uma sociedade.a mesma como uma consci seussignificados: ci, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia social, usando o silêncio para encobrir a incoerência. Podemos exemplificá-la com a afirmação de que o adultério é crime, que o homossexual é pervertido e que o futebol é coisa de homem.

No primeiro caso, a ideologia encobre o vínculo entre compromisso e sexo, no segundo caso, o preconceito pela escolha sexual diferente e ouso do sexo para prazer e não para procriar, e no último caso, a discriminação ainda existente com o sexo feminino.

De acordo com a definição de Chauí (1999, p.37):

a ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e comodevem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais,...
tracking img