Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português)contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Paraautores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da forçafísica) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

















IDEOLOGIA E DOMINAÇÃO SOCIAL

Às vezes percebemos que algumas idéias tomam vida própria epassam a nos dominar. Mal sabemos o imenso poder que elas têm sobre nós quando estamos desatentos ou quando pensamos que pensamos. Mas com consciência crítica, todos nós podemos elaborar nossaspróprias concepções.
IDEOLOGIA é uma forma de consciência da realidade, mas uma consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumentosde dominação. Designa os sistemas de idéias que elaboram uma "compreensão da realidade" para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo sobre outro.
ANTERIORIDADE- a ideologia funciona como umconjunto de idéias
GENERALIZAÇÃO- a ideologia tem como finalidade de produzir um consenso coletivo
LACUNA- a ideologia é uma lógica construída na base de lacunas, omissões, silêncios e saltos.Desenvolvimento do termo
• A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentidopejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já...
tracking img