Ideologia e trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia e trabalho.
Ideologia: sentido amplo
É o conjunto de ideias, concepções, pensamentos ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão, é aquela voltada para as discussões e práticaspedagógicas sobre algum assunto em pauta, comum para todas as classes. E nesse sentido que falamos em ideologia liberal. Ainda podemos nos referir a ideologia enquanto teoria, no sentido de organizaçãosistemática dos conhecimentos destinados a orientar a ação efetiva.pois neste sentido ,cada um tem uma ideologia o que ajuda por ex:onde estudar ,que profissão escolher,e a definir o que e certo ouerrado .
Ideologia (no sentido restrito)
A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva,alienando a consciência humana e mascarando a realidade, como se todos partilhassem dos mesmos interesses. para os ideais ou vontades da classe dominante.
A função da ideologia
E ocultar as diferenças declasse, facilitar a continuidade da dominação de uma classe sobre outra, assegurar a coerção entre os indivíduos e a citação sem criticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, simplesmentecomo decorrentes da ordem natural das coisas.
Características da ideologia
Ao ocultar a situação concreta de exploração, a ideologia descreve uma realidade.
Abstrata, universal, lacunar einvertida.
Abstrata; na medida em que não se refere ao concreto, mas ao aparecer social. em uma análise histórica concreta , certos tipos de trabalho brutalizam o homem ao invés de enobrecê-lo.
Por ex: umoperário na linha de montagem.
Universal; as ideias e valores do grupo dominante e são entendidas a todos.
Ex: apesar dos interesses serem divergentes, o empregado adota os valores do patrão comose fossem os seus.
Lacunar; à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.
Ex: ao afirmar que o salário...
tracking img