Trabalho ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura

O processo de humanização foi iniciado quando começaram a participar do convívio humano e foram introduzidas no mundo dos símbolos pela aprendizagem da linguagem. Temos diferenças entre o homem e o animal com ações, reflexos e instintos. A ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de indivíduo para indivíduo. As modificações determinadas pelaevolução das espécies e as decorrentes de mutações genéticas, mesmo quando há tais modificações determinadas pelas espécies e as decorrentes de mutações genéticas, mesmo assim as modificações continuam valendo para todos os indivíduos da espécie e não permitem inovações, passando a ser hereditariamente.
Paul Guillaume a ação instintiva explica que um ato não precisa surgir desde o início da vida,pois muitas vezes aparece apenas mais tarde, no decorrer do desenvolvimento. Na verdade os instintos são cegos, uma atividade que ignora a finalidade da própria ação. Um ato humano voluntário, em contra partida, é consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como uma possibilidade, e a execução é o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos.Quando há interferências no processo, os planos também são modificados para se adequarem a nova situação.
A inteligência concreta atinge níveis da escala zoológica, como os mamíferos, as ações deixam de ser exclusivamente resultado de reflexos e instintos e apresentam uma plasticidade maior, características dos atos inteligentes. A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade,trata-se de inteligência concreta, porque depende da experiência vivida aqui “aqui e agora”. Animais organizam “sociedades” mais complexas e até aprendem formas de sobrevivência e as ensinam as suas crias, não há nada que se compare ás transformações realizadas pelo homem enquanto criador de cultura.
Através da linguagem o homem se torna um ser que fala. A palavra se encontra no limiar do universohumano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e o distingue do animal. A capacidade que o homem tem de ultrapassar os limites da vida animal ao entrar no mundo do símbolo, a linguagem humana provoca revolução na relação do homem com o mundo.
A diferença entre a linguagem humana e a do animal está no fato de que este não conhece o símbolo, mas somente e índice. O símbolo é universal,convencional, versátil e flexível. Assim, a linguagem animal visa à linguagem humana intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida, tornando-o capaz de reorganizá-la numa outra totalidade e lhe dar novo sentido. Quando o animal consegue resolver problemas, sua inteligência é concreta, já o homem tem inteligência abstrata. A linguagem, por meio da representação simbólica eabstrata, permite o distanciamento do bom homem em relação ao mundo, também é o que possibilitará seu retorno ao mundo para transformá-lo.
O homem é o ser um animal que pensa e fala, a linguagem permite a melhor ação sobre o mundo ele trabalha e produz o mundo e a si mesmo. O animal não produz a sua existência, mas apenas a conserva agindo instintivamente, “resolvendo” problemas de maneira inteligente.O trabalho é a ação transformadora da realidade sendo ele a ação dirigida por finalidade consciente, à resposta aos desafios da natureza na luta pela sobrevivência e ao mesmo tempo uma experiência propriamente dita. Pelo trabalho o homem se autoproduz, muda as maneiras pelas quais age sobre o mundo, estabelecendo relações também mutáveis, alterando sua maneira de perceber, pensar e de sentir.Por ser uma atividade relacional, trabalho, desenvolve habilidade, convivência facilitando a aprendizagem e aperfeiçoamento, enriquecendo a afetividade resultando no relacionamento humano. O trabalho é a condição de transcendência sendo assim expressão de liberdade.
Dentre a cultura e humanização o animal permanece mergulhado na natureza, o homem é capaz de transformá-la, tornando possível a...
tracking img