Ibm - mainframe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concurso Mainframe IBM 2012 - Brasil Parte 2
Tempo para conclusão – aproximadamente 10 horas

Ajuda: Você poderá achar as referências abaixo úteis para a conclusão das tarefas: – z/OS v1.11 Information Center: http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/zos/v1r11/index.jsp – IBM LookAt – z/OS Message Help: http://www-03.ibm.com/systems/z/os/zos/bkserv/lookat/index.html – ABCs of z/OS SystemProgramming: http://www.redbooks.ibm.com/redbooks/pdfs/sg246989.pdf – Introduction to the New Mainframe – z/OS Basics: http://www.redbooks.ibm.com/redbooks/pdfs/sg246366.pdf

Nesta Parte 2, as atividades estão um pouco mais difíceis, trabalhosas e você pode levar mais tempo para terminar. Mas não se preocupe, temos muito tempo e tudo o que você precisa está aqui!! Não teremos prints de telas paranão facilitar muito, então, coloque os neurônios para funcionar e vamos começar!!!!!

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS
Sistemas de mainframe são criados para serem usados por um grande número de pessoas. Boa parte daqueles que interagem com o mainframe são usuários finais – pessoas que usam as aplicações que estão no sistema. No entanto, graças à complexidade dos softwares que suportam essagrande quantidade de usuários e aplicações, uma grande variedade de profissionais é necessária para operar o próprio mainframe. Vamos conhecer algumas aplicações do nosso sistema!!

Assembler Este é o programa que transforma o código escrito na linguagem Assembly em linguagem de máquina, substituindo as instruções, variáveis pelos códigos binários e endereços de memória correspondentes. Oscompiladores de várias linguagens de alto nível fazem a compilação dos programas em duas etapas, na primeira transformando o código fonte em código Assembly e em seguida gerando o binário com a ajuda de um Assembler.

COBOL COBOL é uma linguagem de programação de Terceira Geração. Este nome é a sigla de COmmon Business Oriented Language (Linguagem Orientada aos Negócios), que define seu objetivoprincipal em sistemas comerciais, financeiros e administrativos para empresas e governos. O COBOL atualmente inclui suporte para programação orientada a objetos e outras características das linguagens modernas. Embora o COBOL tenha sido proposto originalmente como solução para resolver problemas de programação do governo e das forças armadas americanas, programas COBOL continuam em uso na maioriadas empresas comerciais em todo o mundo, notadamente nas instituições financeiras, e em praticamente todos os sistemas operacionais, incluindo o IBM z/OS.

C A grande vantagem do C é permitir escrever tanto programas extremamente otimizados para a máquina, como seria possível apenas em Assembly, e ao mesmo tempo vir com várias funções prontas, como uma linguagem de alto nível, que podem serutilizadas quando não for necessário gerar um código tão otimizado. Esta flexibilidade, permitiu que o C fosse usado para desenvolver a maioria dos sistemas operacionais, como o Unix, Linux e o próprio Windows. Usando o compilador adequado, o C pode ser usado para desenvolver programas para várias plataformas diferentes.

C++ O C++ mantém os recursos do C original, mas traz muitos recursos novos,como recursos orientados a objetos, sendo também bem mais fácil de utilizar. O C++ é bastante usado atualmente para desenvolver muitos programas para várias plataformas.

Java O Java é uma linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe até certo ponto parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas em Java podem ser executados em qualquer sistema operacional,desde que o interpretador esteja instalado.

CLIST CLIST é uma linguagem interpretada. Isto é, o computador tem de traduzir um CLIST cada vez que o programa é executado. CLISTs, portanto, tendem a ser mais lento do que programas escritos em linguagens compiladas como COBOL, FORTRAN, ou PL/I

REXX
REXX, ou REestructured eXtended eXecutor, é uma linguagem que é particularmente adequada para os...
tracking img