Jogos e brincadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O jogo tem um papel de extrema importância na infância, apresenta para as crianças situações, limites a serem ultrapassados e superados, além de proporcionar aindaa construção de sua própria autonomia, ensina às crianças a ação de expressar, imaginar, representar e aprender regras sociais.
O jogo é, por sinal, um meio paraa formação da identidade e a diferenciação pessoal, estimulando e favorecendo o crescimento da identidade da criança.

O brincar além de oportunidade prazerosaé, também, uma forma de possibilitar a interação da criança com o mundo social e seus desafios.
A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do realcom o imaginário, ampliando e a aproximando o seu contato com o ambiente. Ao brincar, as crianças aprendem e ainda conseguem se apropriar de situações da vidacotidiana, criando, recriando, reinventado e transformando a realidade.


Por Que Esta Distinção Seria Importante No Plano De Aula? A Partir De Qual Ano/SérieEscolar, Esta Distinção Poderia Não Ser Necessária?

A distinção se faz importante no plano de aula, pois de acordo com a faixa etária em que a atividade é aplicada,poderemos escolher que tipo de atividade empregar, visto que brincadeiras são aplicadas em faixas etárias mais baixas, enquanto pequenos jogos atingem faixasetárias intermediárias, e os grandes jogos são mais propícios às faixas etárias mais elevadas. A distinção também se faz importante para diferenciar o espontâneo(brincadeira) do agir sobre regras (jogo).
A distinção poderia não ser necessária quando a criança inicia o ensino fundamental, pois o foco já passa a ser a alfabetização.
tracking img