Hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O marco inicial da hotelaria para alguns especialistas, teve início na Grécia Antiga, que nos jogos Olímpicos traziam muitas pessoas de outras localidades, e duravam de 2 a 3 dias - o que foi degrande importância para o desenvolvimento do turismo mundial. O evento era tão importante que se paravam guerras para participação.

Para que haja hospedagem, precisa-se de deslocamento. Com base nesteconceito, muitos autores, identifcam os deslocamento dos Povos Romanos como marco para o deslocamento de hospedagem.

No século IV a.C. Roma governava a Itália Central, o que trouxe a necessidadede construir caminhos para que os homens transitassem, e para tanto o censor romano Ápio Cláudio construiu nesse século a Via Appia, que se constituiu no primeiro caminho romano.

Posteriormente, arede de caminhos estendeu-se até o sul da Itália, de onde advem a frase "Todos os caminhos conduzem a Roma".

Esses deslocamentos humanos de seu ambiente de vida a outras terras implicavam nanecessidade de alojar-se em algum lugar, e os Romanos geralmente se alojavam em casas particulares, em templos pagãos das cidades ou em acampamentos fora desta.

As redes foram com o tempo sealastrando por toda a penínnsula Itálica, ao final do século I a.C. já existiam 19 estradas que interligavam toda a península.

As estradas romanas foram o princípio da hospedagem com fins lucrativos ou debenefícios. Diferentemente das hospedagens das Olimpíadas, as pousadas romanas faziam parte do sistema económico das cidades, gerando um comércio entre os viajantes e os moradores e até mesmo a trocade mercadorias entre cidades. Essa transformaçãoo ocorreu, principalmente, após o grande boom de meios de hospedagem nessas estradas. Como MASO (1974, p. 112) descreve:





Dormitório deHostel em Taiwan.

Conforme GONÇALVES; CAMPOS (1999), a organização era tanta nas estradas romanas que para se transitar por essa as pessoas deveriam possuir um documento, muito parecido com o...
tracking img