Hotelaria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Introdução


Ate meados do séc. XVIII todos os hospitais não tinham o foco da cura e muito menos competências para exercer outras funções. Os hospitais tinham a visão voltada aos pobres buscando separa-los da sociedade nos momento da doença evitando a propagação a toda comunidade.( FOCAULT ,p11)
Depois do Sec. XVIII os hospitais passaram por modificações tentando minimizar osfatores de disseminação das doenças, com o tempo, o hospital passou a se transformar em um local de cura , porém o médico passou a ser o responsável por toda a parte de organização hospitalar, tudo girava em torno dele, tudo no hospital passou a ser secundário inclusive o paciente.
Embora neste contexto o hospital hospedasse as pessoas doentes para a instituição, este tipo de ação nãotinha nenhuma importância . Até pouco tempo atrás ou melhor há menos de 10 anos , desde que o médico fosse competente a equipe treinada , o hospital limpo , nada mais importava para o paciente mostrando que , ao adentrar no ambiente hospitalar ela deixava de ser cidadão, de ter vontade própria, de ter direitos e passava a ser passivo , dai o nome, paciente obedecendo as ordens médicas e da enfermagem(DIAS, 2007).
Nos últimos anos o cenário hospitalar em todos os seus aspectos (atendimento, pontualidade, serviços, ética, respeito, estrutura física) tem se encontrado em descrédito constante, por toda a população, que necessita dos serviços de saúde em muitas instituições. Há falta de leitos , péssimas condições de higiene e da estrutura física tudo isso são problemas constantes nocenário atual.
Com o passar dos anos a situação mudou, principalmente a clientela. A mesma agora busca o hospital não só como paciente, mas como um cidadão que conhece seus direitos, sabe dos seus deveres e suas responsabilidades. É como um cliente que vai comprar algo e sabe que o tratamento e a assistência tem a proteção da lei e qualquer problema podem reivindicar. Sabem que há leis que osprotegem como o Estatuto da Criança e o Código de defesa do consumidor. Por isso, quando uma pessoa é admitida no hospital ,por qualquer motivo ,sabendo que esta em situação de vulnerabilidade, pois seu bem mais precioso que é a vida esta em jogo, ele não busca somente a solução para seu problema ,mas também deseja ser recebido em um ambiente seguro ,agradável e hospitaleiro ,o mais próximopossível do ambiente o qual esta acostumado.
Entendendo e reconhecendo o mercado competitivo da atualidade os hospitais começaram a buscar estes diferenciais para conquistarem mais a confiança de seus clientes, resolveram trabalhar mais a questão do bem estar do cliente através de Treinamentos aos seus colaboradores ,melhorias nos ambientes físicos do hospital ( colocando tvs , telefones ,revistas, melhorando a questão do paisagismo , da alimentação, acompanhando de perto os serviços da lavandaria hospitalar , recepção , segurança patrimonial e outros ). Surge então a hotelaria hospitalar que é considerada hoje toda a infraestrutura do hospital voltada para o conforto , segurança e bem estar do cliente , de seus acompanhantes e também dos cliente internos , buscando transformar oambiente e torná-lo o mais acolhedor e seguro. Outra observação importante e que merece destaque é que a Hotelaria hospitalar também tem sido empregada em hospitais, para designar que seus ambientes sejam agradáveis e que disponham de todo o conforto necessário (WATANABE, 2007).
Para Taraboulsi (2004: 179) “hotelaria hospitalar é a arte de oferecer serviços eficientes e repletos de presteza, alegria,dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e, principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar”.
Diante de tal situação, a equipe de enfermagem tem um papel primordial neste contexto por ser quem tradicionalmente acolhe o cliente no hospital. E como sua preocupação principal é a assistência prestada, o enfermeiro preocupa-se em...
tracking img