Hormonios impostores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente existem muitas substâncias químicas que estão presentes no meio ambiente, mas existe um problema ainda maior, muitas delas são persistentes ao meio, ou seja, acumulam-se no solo, nos rios,são facilmente transportadas a longas distâncias e estão presentes ao longo da cadeia trófica. Estamos falando dos hormônios impostores ou disruptores endócrinos, que são substâncias químicas quepromovem alterações no sistema endócrino tanto de animais, quanto em humanos.
Uma pesquisa a respeito da poluição do ar feito pela Greenpeace aponta resíduos de PVC e parafinas, entre outrassubstâncias que podem causar problemas hormonais presentes em grandes quantidades significativas na região da Europa. A decorrência disso e que há várias substâncias tóxicas usadas na fabricação de produtose, com o desgaste natural, essas substâncias vão parar no meio ambiente, com alto risco para a saúde humana.
Abaixo citaremos algumas dessas substâncias encontradas e no Ar e onde elas estãopresentes em nosso dia a dia.
» Alquilfenóis, disruptores hormonais usados em cosméticos e outros produtos de higiene pessoal
» Ftalatos, que são prejudiciais ao sistema reprodutor e são usadosprincipalmente para tornar o PVC maleável, encontrado em brinquedos, interiores de carros e cabos; também usados em perfumes e cosméticos, tintas, adesivos e vedadores
» Retardadores de chama bromados, queinterferem nos hormônios, usados como substâncias que retardam a propagação do fogo
» Parafinas cloradas, que podem causar câncer, usadas em tintas, plásticos e borrachas
» Organoestânicos,substâncias tóxicas ao sistema imunológico, usadas como estabilizadores em plásticos (especialmente em PVC) e como tratamento contra mofo e poeira (ácaros) em alguns carpetes e pisos de PVC.
» Bifenilaspolicloradas (PCBs), que podem causar problemas nos sistemas imunológico e reprodutor e são usadas em transformadores elétricos e capacitadores.
» Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são...
tracking img