disruptoresendorinos

5916 palavras 24 páginas
A rtigo
A ameaça dos disruptores endócrinos *
Santamarta, José **
Resumo: Este artigo, publicado originalmente na edição em espanhol da revista World
Watch, é uma abordagem sobre o conteúdo do livro Nosso Futuro Roubado. O autor resgata aspectos centrais das pesquisas já realizadas para alertar a todos nós que estamos sendo vítimas de certas substâncias químicas que, por diferentes mecanismos, estão afetando especialmente os processos reprodutivos de aves e mamíferos. Tais substâncias, agindo no sistema endócrino, inclusive dos seres humanos, podem colocar em risco nossa sobrevivência como espécie.
Os chamados disruptores endócrinos (ou burladores, fraudadores) não são venenos clássicos, eles interferem no sistema hormonal, sabotando as comunicações e alterando os mensageiros químicos que se movem, permanentemente, dentro do nosso corpo. Como resultado, estamos sujeitos a um conjunto de efeitos maléficos à saúde, o que inclui anormalidades sexuais em crianças e adultos, homens e mulheres. Nos homens, pesquisas mostram a redução drástica do número de espermatozoides no sêmen.
Não obstante, os riscos incontroláveis dos disruptores endócrinos, a indústria química continua colocando no mercado, anualmente, cerca de mil novas substâncias, enquanto a capacidade para exames e pesquisas conclusivas sobre potenciais externalidades e

18

* Texto traduzido por Francisco Roberto Caporal,
Diretor Técnico da EMATER/RS, com autorização do autor. ** José Santamarta é revisor e editor da edição em espanhol do livro Nosso Futuro Roubado e diretor da edição em castelhano da revista World Watch.

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.2, n.3, jul./set.2001

riscos desses produtos não supera a 500 substâncias por ano. Deste modo, somente conhecemos os reais efeitos maléficos de uma minoria das 100 mil substâncias químicas sintéticas que podem, potencialmente, funcionar como disruptores endócrinos.
Portanto, o alerta presente neste artigo

Relacionados