Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de crosta terrestre ou litosfera. Esta crosta não é lisa e uniforme, mas sim irregular e composta por placastectônicas. Estas placas não são fixas, pois estão sob o magma (rocha fundida de alta temperatura).

Estas placas tectônicas estão em constante movimento, exercendo pressão umas nas outras. Muitosterremotos são ocasionados pela energia liberada pelo choque entre estas placas. Regiões habitadas, que estão situadas nestas áreas, recebem maior impacto destes terremotos.

Muitos vulcões seformam nestas regiões de convergência entre placas. A ruptura no solo faz com que, muitas vezes, o magma terrestre escape, atingindo a superfície.

O Brasil está situada na parte interna da PlacaSul-Americana, portanto, os tremores de terra sentidos em nosso país são considerados de grau baixo. Isto ocorre, pois estamos distantes das zonas de impacto entre placas.

De acordo com os geólogos,existem 52 placas tectônicas em nosso planeta. São 14 grandes placas e 38 de tamanho menor.

Principais placas tectônicas:

- Placa Africana
- Placa Antártida
- Placa da Arábia
- PlacaAustraliana
- Placa das Caraíbas
- Placa de Cocos
- Placa Euroasiática
- Placa das Filipinas
- Placa Indiana
- Placa Juan de Fuca
- Placa de Nazca
- Placa Norte-americana
- Placa do Pacífico- Placa de Scotia
- Placa Sul-americana







PLACAS TECTÔNICAS DO MUNDO – Os terremotos que causaram imensa destruição no Japão reacenderam a discussão sobre placas tectônicas. Afinal,todos sabem que elas têm relação com estes fenômenos da natureza, mas como um terremoto é causado por elas, quantas placas tectônicas existem no mundo e qual exatamente é sua definição?

As placastectônicas são porções da litosfera demarcadas por zonas de convergência e divergência. As placas são responsáveis pela sustentação dos continentes e dos oceanos e quando elas colidem, se afastam ou...
tracking img