Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“HOMEM E SOCIEDADE”
AULA 3

DETERMINAÇÃO BIOLÓGICA X PROCESSO CULTURAL –
Existem muitas teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” e a grupos humanos.
Muita gente aindaacredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros - que os alemães têm mais capacidade para a mecânica – que os judeus são mais avarentos e negociantes - que os norte-americanos sãoempreendedores e interesseiros – que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes – que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis – que os ciganos são nômades por instinto e,finalmente que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Todavia, os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferençasgenéticas não são determinantes das diferenças culturais.
Segundo Felix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentosculturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o inicio em situação conveniente de aprendizado”.
Ou seja, se trouxermos para o Brasil uma criança suecae a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seu irmão de criação.
Ou ainda, se retirarmos uma criança indígena de seumeio e a educarmos como filha de uma família da alta classe de Ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.
Em 1950, quando o mundo serefazia da catástrofe e do terror do racismo nazista, antropólogos, físicos e culturais, geneticistas, biólogos e outros especialistas, reunidos em Paris, pela UNESCO, (organismo especializado do sistemadas Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 4 de Novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo...
tracking img