Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEM E SOCIEDADE




















UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ABRIL DE 2013

1- O que é etnocentrismo?

É uma visão do mundo onde o nosso próprio mundo, o "eu",é tido como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos valores por nós estabelecidos. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; noplano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc.


2- Como o outro é representado pela visão etnocêntrica?

O outro é sempre considerado um indivíduo inferior, de culturamenos evoluída e de sentimentos irrelevantes. É visto como incapaz de atingir o nível cultural do "eu", errado em tudo o que faz ou no que pensa. É um "atraso ao desenvolvimento" e, em casos maisextremos, um "algo a ser destruído".


3- Na História do Brasil, quais os papeis assumidos pelos "índios"?

Os "índios" brasileiros assumiram três papeis distintos ao longo da Históriabrasileira.
O primeiro papel remonta à época do Descobrimento, categorizando o índio como selvagem, primitivo, pré-histórico... Rotulações mais que suficientes para evidenciarem a suposta superioridadecultural dos colonizadores portugueses.
O segundo papel está relacionado à catequese: o índio passou a ser a "criança ingênua", uma alma virgem que necessitava de religião e da proteção da Igreja.Já o terceiro papel contradiz totalmente os dois anteriores: o índio deixa de ser um selvagem ou uma criança inocente e passa a ser um indivíduo corajoso, altivo e cheio de amor à liberdade.Tudo isso para ficar em acordo com o novo conceito de "Etnia brasileira".




4- O que é a relativização?

Relativização é uma ideia que se contrapõe ao etnocentrismo. É o modo de pensar quedeixa de lado os preconceitos e que nos leva a enxergar o "outro", com seus valores e cultura próprios, como um indivíduo apenas diferente, não como um selvagem atrasado. A relativização é o ato...
tracking img