Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE

Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:
A)
Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.
B)
É uma espécie que dependeu das características biológicas paradefinir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar operações complexas.
C)
Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e culturas existentes.
D)
Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua cargagenética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.
E)
Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras

Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:
A)
Ambas teses são verdadeiras,pois é perceptível que o comportamento humano é moldado conforme as características herdadas geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.
B)
Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo considerado é a diversidade cultural.
C)
Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nossocomportamento é determinado biologicamente.
D)
Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.
E)
Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.

Leia o texto abaixo, que se encontraincompleto, contendo três lacunas:
 
Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidadesbiológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado ________________.
 
 
Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo acimade modo correto?
A)
antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.
B)
determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.
C)
social; cultural; antropologia.
D)
determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.
E)
estruturalismo; etnocentrismo; relativismo.

"A população européia tem por característica a frieza nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida peloseu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias determinam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."
 
Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:
A)
determinismogeográfico.
B)
determinismo biológico.
C)
determinismo cultural.
D)
determinismo histórico.
E)
determinismo psicológico.

BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história...
tracking img