Fichamento de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC MINAS – ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Teorias da Administração

Fabio Pimentel Fraiha



Da era fordista ao desemprego estrutural da força de trabalho: mudanças na organização da produção e do trabalho e seus reflexos

Referencia: SANTOS, Vinicius Correia. Da era fordista ao desemprego estrutural da força de trabalho: mudanças na organização da produção e do trabalho e seus reflexos.Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2012



1.INTRODUÇÃO

O artigo “Da era fordista ao desemprego estrutural da força de trabalho: mudanças na organização da produção e do trabalho e seus reflexos” de Vinicius Correia Santos tem como problema as transformações nas formas de organização e trabalho no espaço de produção fabril a partir do pensamento e visão de Marx.

ViniciusCorreia Santos tem como objetivos apresentar os quatro eixos para demonstrar estas mudanças, são eles : o que foi o fordismo, o compromisso fordista, o que foi o toyotismo e a acumulação flexível e suas principais conseqüências.

Metodologia de desenvolvimento do trabalho : Bibliografia.


Fichamento do Artigo de Vinicius Correia Santos

Fordismo

“Ford modificou o processo artesanal deprodução de carros com a implantação do sistema taylorista na linha de montagem, ou seja, racionamento do trabalho que permitiu uma produção em massa de produtos homogêneos.”(Santos,Vinicius)

“O modelo taylorista é uma forma de organização do trabalho humano baseado na ciência, que tem como base o parcelamento extensivo das atividades e tarefas, formas de supervisão e controle despóticas, alémda desqualificação da força de trabalho pela extrema separação entre as tarefas de concepção e de execução” (Santos Vinicius)

“O fordismo se apoiou em cinco transformações, são elas: 1) produção em massa, 2) parcelamento das tarefas, 3) criação da linha de montagem, 4) padronização das peças, 5) automatização das fabricas” (Santos Vinicius)

Com a utilização dos estudos de tempos emovimentos, controles despóticos e extrema especialização do trabalhador nota-se a maciça intensificação e aumento de produtividade do trabalho causando assim uma eficiência extrema na produção.
“Era de Ouro”: surgimento de uma nova institucionalidade para garantir a reprodução do capital, mas para manter o capitalismo, nessa época, foi necessário incorporar as massas, ou seja, oferecer aostrabalhadores estabilidade no emprego, direitos previdenciários, saúde, educação etc.


O compromisso fordista e a queda da taxa de lucro

“esse compromisso foi “imposto” a cada um dos protagonistas pela própria dinâmica anterior do capitalismo, ou seja, pelas lutas de classes que foram marcadas o século XIX entre burguesia e proletariado. Em segundo lugar, onde foi declarado oficialmente essecompromisso, especialmente os países da Europa setentrional, resultou em um processo ilusório para seus protagonistas. Porque ele veio para apaziguar as disputas anteriores entre as classes, ilusão no sentido que o capitalismo levaria ao sufrágio universal. E por fim, esse compromisso não acabou com a luta de classe entre burguesia e proletariado. Pois, nesse sistema os trabalhadores não conseguiramsua independência.” (Santos Vinicius)

O Keynesianismo referido aqui é o do Welfear State no qual é estado de bem-estar é um "conceito de governo em que o Estado desempenha um papel fundamental na proteção e promoção da economia e bem-estar social dos seus cidadãos. Ele é baseado nos princípios da igualdade de oportunidades, justa distribuição da riqueza, e responsabilidade pública paraaqueles incapazes de valer-se das disposições mínimas para uma vida boa.(Wikipédia)


“faz dos sindicatos os porta-vozes dos anseios proletários para ter uma vida melhor, e ao mesmo tempo tornou o capitalismo mais democrático e igualitário” (Santos Vinicius)

“Ao se expandir e se complexificar, o fordismo com seus produtos homogêneos não era mais capaz de atender a demanda da sociedade cada...
tracking img