Teoria das rela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Das Relações Humanas e o Comportamento Organizacional

Após a implantação da teoria das relações humanas criada por Mayo, as empresas passaram a ter uma produtividade maiorcom relação aos seus trabalhadores. Assim, passou-se a verificar o comportamento organizacional das empresas, ou seja, a influencia que as relaçoes sociais presentes no ambiente detrabalho tinham com relação ao progresso e produtividade da organização.
As relações sociais dentro do ambiente de trabalho e condições de trabalho mais seguras e propicias, tornam aprodutividade da empresa muito maior. Alem de que fornecendo estas possibilidades, os trabalhadores se sentem mais motivados e felizes com as funções que lhes são impostas.
Porem, ocomportamento organizacional deve ser controlado, criando-se normas que imponham limites aos trbalhadores, dizendo a eles o que pode e o que nao se pode ser feitos dentro da organização.Contudo as relações humanas são fator positivo para as empresas, ja que estas disponibilizam o chão de fábrica a participar das decisões e do progresso da empresa.
Com uma estruturasolida, a empresa que consegue lidar com seus funcionários de modo a deixa-los satisfeitos com o que fazem, obtem um maior lucro e produtividade dos mesmo se comparado a empresas comnormas rigidas e abusivas de seu sistema de trabalho. Estas devem rever seus conceitos e buscar aprimorar o relacionamento dos funcionários dentro da organização, suprir suasnecessidades e mante-los motivados.
Portanto, pode se dizer que a teoria das relações humanas e o comportamento organizacional andão juntos e são diretamente complementares. A final, um empresanão é composta apenas por uma pessoa e sim por um conjunto de seres humanos com sentimentos e necessidades, muitas vezes em comum, o que faz com que a produção seja maior ainda.
tracking img