O pesquisador e a comunicacao cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pesquisador e a
Comunicação Científica
Descrever o processo de comunicação na pesquisa científica e tecnológica;
identificar e descrever os canais de comunicação usados pelos pesquisadores;
apontar as qualidades de um bom pesquisador.


INTRODUÇÃO
Hoje se reconhece que a ciência e a tecnologia se viabilizam por meio de um processo de construção do conhecimento e queesse processo flui na esfera da comunicação.
Garvey (1979), um autor clássico da área de Sociologia da Ciência, incluiu no processo de Comunicação Científica “as atividades associadas com a produção, disseminação e uso da informação, desde a hora em que o cientista teve a idéia da pesquisa até o momento em que os resultados de seu trabalho são aceitos como parte integrante do conhecimentocientífico”.

O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO NA CIÊNCIA
O sistema de comunicação na ciência, estudado por Garvey, apresenta dois tipos de canais de comunicação dotados de diferentes funções. O canal informal de comunicação, que representa a parte do processo invisível ao público, está caracterizado por contatos pessoais, conversas telefônicas, correspondências, cartas, pré-prints e assemelhados.O canal formal, que é a parte visível (pública) do sistema de comunicação científica está representado pela informação publicada em forma de artigos de periódicos, livros, comunicações escritas em encontros científicos, etc.

CANAIS INFORMAIS
Nos canais informais o processo de comunicação é ágil e seletivo. A informação circulada tende a ser mais atual e ter maior probabilidade derelevância, porque é obtida pela interação efetiva entre os pesquisadores. Os canais informais não são oficiais nem controlados e são usados geralmente entre dois indivíduos ou para a comunicação em pequenos grupos para fazer disseminação seletiva do conhecimento.

CANAIS FORMAIS
Nos canais formais o processo de comunicação é lento, mas necessário para a memória e a difusão de informações para opúblico em geral. Os canais formais são oficiais, públicos e controlados por uma organização. Destinam-se a transferir informações a uma comunidade, não a um indivíduo, e tornam público o conhecimento produzido. Os canais formais são permanentes, as informações que veiculam são registradas em um suporte e assim tornam-se mais acessíveis.


FUNÇÃO DOS CANAIS INFORMAIS
Os canais informais,por meio do contato face a face ou mediados por um computador, são fundamentais aos pesquisadores pela oportunidade proporcionada para troca de idéias, discussão e feedbacks com os pares.
O trabalho publicado nos canais formais, de certa forma, já foi filtrado via canais informais. Os contatos informais mantidos com os pares pelos pesquisadores foram chamados por Price (1979) de colégiosinvisíveis; Crane (1972) e Kadushin (1976) denominaram de círculos sociais e, mais recentemente, Latour (1994) denominou de redes científicas. Latour incorporou às redes científicas a idéia de que estas não visam propriamente à troca de informações; representam um esquema operacional para construção do conhecimento e nesse esquema estão incluídos os híbridos, elementos não-humanos, representadospelos equipamentos e toda a parafernália de produtos e serviços necessários à produção da ciência e da tecnologia.
Atualmente, com o advento da Internet, as listas de discussão representam um canal informal semelhante aos colégios invisíveis e os círculos sociais dos tempos passados. As listas de discussão permitem a criação de comunidades virtuais onde pessoas que possuem interesses comunsdiscutem, trocam informações por meio de um processo comunicacional instantâneo, ágil e, portanto, sem barreiras de tempo e espaço. A Internet amplia as possibilidades de troca de informação na medida em que permite ao pesquisador compartilhar e interagir com a inteligência coletiva (LEVY, 1998).


FUNÇÃO DOS CANAIS FORMAIS
Os canais formais, por intermédio das publicações, são...
tracking img