Homem na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula: 1 - Cultura e Sociedade
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Título
1 - Cultura e Sociedade
Número de Aulas por Semana
1
Número de Semana de Aula
1
Tema
Os conceitos sócioantropológicos de indivíduo e sociedade
Objetivos
• Mostrar ao aluno, por meio da apresentação do plano de ensino, a importância da disciplina para a formação humanística, crítica e ampla do aluno sobre arealidade social.
• Possibilitar ao aluno compreender a contribuição da disciplina na sua capacitação para a vida profissional e acadêmica, em especial no que se refere aos exames da OAB e do ENADE
. • Definir as ciências sociais e descrever as áreas de conhecimento que a constituem: sociologia, antropologia e política.
• Apresentar as interfaces entre as Ciências Sociais e os demais camposdo conhecimento.
• Analisar a relação indivíduo/sociedade e sua importância para a vida social.
Estrutura do Conteúdo
Apresentação do Plano de Ensino e do Mapa Conceitual da disciplina.

Conteúdo:

I-O objeto das ciências sociais Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Assim, o objeto de estudo das CiênciasSociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas.

II- As áreas constitutivas das ciências sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A Sociologia estuda o homem e o universo sócio-cultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades.Na Ciência Política analisam-se as questões ligadas às instituições do poder. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.

III- A importância do estudo sócioantropológico na compreensão da realidade. O conhecimento científico da vidasocial não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato. Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento de compreensão crítico-reflexivo da realidade.

IV- O papeldo indivíduo na sociedade. O indivíduo desempenha na realidade um papel duplo em relação à cultura. Em circunstâncias normais, quanto mais perfeito seu condicionamento e consequente integração na estrutura social, tanto mais será efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo e mais segura sua recompensa. Entretanto, as sociedades existem e funcionam num mundo em perpétua mudança.Como uma simples unidade no organismo social, o indivíduo perpetua o status quo. Como indivíduo, ajuda a transformá-lo quando há necessidade. Desde que nenhum ambiente se apresente completamente estacionário, nenhuma sociedade pode sobreviver sem o inventor ocasional e sem sua capacidade para encontrar soluções para novos problemas. (Ralph Linton. O indivíduo, a cultura e a sociedade).Bibliografia básica: COSTA, Cristina. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade (3ª ed.). São Paulo, Moderna, 2005. Sugestão de leitura complementar: ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia de. & PIRES, Maria Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo, Cortez, 2001. (Capítulos 1 e 2). DA MATTA, Roberto. Relativizando: Uma introdução à antropologia social. R.J. Rocco. 1993 p.p 17 a 27.
AplicaçãoPrática Teórica
Questão discursiva:
Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas.

O menino selvagem de Aveyron Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na...
tracking img