Hobbes, rousseau e comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes, nascido em 5 de abril de 1588 na aldeia de Westport, Inglaterra. Foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Escritor de vários livros, sendo um deles Leviatã (1651), onde Hobbes expressou seu ponto de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
Da condição natural da humanidade, Hobbes em seu livro Leviatã afirma queos homens são tão iguais a ponto de não poderem reclamar qualquer benefício que uma pessoa possa ter, pois por mais fraco que alguém seja, ela pode utilizar de uma maquinação secreta, aliando-se ou não a pessoas que se encontrem ameaçadas pelo mesmo perigo para eliminar o mais forte, ou seja, estão em um mesmo patamar, onde não há diferença e se existir diferença, seria mínima.
Três são ascausas principais que levam o homem a discórdia. A competição, a desconfiança e a glória. Desse ponto de vista, o homem se encontra em meio à condição da guerra, onde são todos os homens contra todos os homens (Bellum omnia omnes). Primeiramente os homens utilizam da força para se obter algo, levando isso para uma competição, onde duas pessoas brigam para se obter algo; logo após vem a garantia decontinuar com o que foi conquistado, chegando a desconfiança, onde qualquer pessoa pode estar querendo tomar o que outro conquistou; chegando por fim a glória, onde o homem se sente superior por ter algo que outro não tem.
Hobbes percebe que nessa condição tudo é possível, já que não há regras que impeçam os homens de tomar o que é de outrem. Todo homem é uma ameaça a outro homem. As paixões sãosubjetivas e inumeráveis, mas todas tendem a um fim máximo: a preservação da vida e o afastamento da dor. Isso permite um convívio com os outros numa relação de ajuda mútua para a manutenção desse fim. Mas ainda assim há outras relações que têm fins diferentes. Mesmo promovendo uma regulação que mantenha o respeito e a ordem, cabe decidir quem promoverá essa regulação.
Vê-se, então, que o convívionão é de boa vontade, nem é agradável, mas sim convencional aceitável e tolerável, em que os homens se abrigam, fugindo daquele estado de guerra de todos contra todos, evidenciando a necessidade de criação do Estado, a partir de um contrato social que visa à abdicação do poder ilimitado de cada um e um redirecionamento desse poder para a manutenção da ordem e da estabilidade.
O homem por si só temmaldade, se sentem ameaçados por outros homens entrando assim em conflitos, mesmo que sem querer, para defender o que é dele. Pensado desse modo, Hobbes acredita que o meio favorável, que ajudaria nesse ponto seria inserir regras na sociedade, ou seja, contratos sociais, que traria uma trégua nessa guerra causada pelo estado natural humano.
Jean-Jacques Rousseau
Conhecido também como J.J.Rousseau ou simplesmente Rousseau; nasceu no dia 28 de Junho de 1712, na cidade de Genebra, Suiça.  Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
A Teoria do “bom selvagem” tem origem na Revolução Francesa e é seu principal teorizador Jean Jacques Rousseau. Um dos postuladosmais importantes desta teoria é a de que “todos os homens nascem livres e iguais” e são, por natureza, bons e bem formados. A sociedade é que os estraga. A metáfora do "bom selvagem" é somente uma forma que Rousseau encontrou para questionar a filosofia iluminista e a política moderna.
Rousseau acreditava que as leis defendiam e privilegiavam as elites dominantes, ou seja, aqueles que nãoconseguissem obter poder estariam em uma classe mais baixa, sujeitos ao poderio das classes mais altas, inicializando um longo processo de desigualdade social.
O homem natural, sem estar sujeito a normas é livre, puro, onde o ser busca a simplicidade, a comunhão com a natureza. Levam o homem a ver as coisas importantes da vida, as coisas simples.
Porém não pode contar apenas com o natural, o homem...
tracking img