Hiv grupos de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HIV - Grupos mais Acometidos


























2012












HIV - Grupos mais Acometidos

















Trabalho teórico referente à obtenção de
notas do 2º Bimestre da disciplina de
Saúde, Corpo, Higiene e Educação



































Adriana Cleonice de FigueiredoOliveira
Denise Maria Soriano
Isis Corria de Castro
Jéssica Tatiane Caetano
1º Módulo deAproveitamento
Curso Normal em Nível Médio
Professor Enival Zenun
Junho/2012
Sumário


1.0. Resumo 05
2.0. Introdução06
3.0. Material e Método 07
4.0. Discussão 08
4.1. Faixa Etária 10
4.2. Formas de Contágio 11
4.3. Informações sobre Infecção e Prevenção 12
4.4.Tratamento 13
5.0. Conclusão 14
6.0. Referências Bibliográficas 15



1. Resumo

A aids é uma das maiores preocupações nos dias de hoje. É uma doença infecciosa, transmitida por um vírus chamado HIV. Para que o individuo possa serinfectado pelo vírus da aids é preciso este estar contaminado com o vírus.
É importante diferenciar o HIV da aids. HIV é o vírus, enquanto que a aids é a doença causada pelo vírus; é possível ter o vírus e não ter a doença. A maioria das pessoas passa vários anos tendo o HIV, mas sem desenvolver sintomas da aids. A média de tempo entre a contaminação com o vírus e o desenvolvimento dadoença é de 10 anos. Ao desenvolver a Aids, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. O portador do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.






















2. Introdução

Calcula-se que as primeiras infecções do HIV ocorreram na África na década de 1930. Julga-se queteria sido inicialmente contraído por caçadores africanos de símios que provavelmente se feriram e ao carregar o animal sujaram a ferida com sangue infectado deste. O vírus terá então se espalhado nas regiões rurais lentamente, tendo migrado para as cidades com o início da grande onda de urbanização na África nos anos 1960.
A sigla Aids significa Síndrome da Imunidade Adquirida. O vírus daAids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Atualmente se conhecem dois tipos de HIV: o HIV 1, prevalente em nosso meio, e o HIV 2, encontrado principalmente em algumas regiõesda África.A historia natural da infecção pelo HIV 2 ainda não é bem conhecida em nosso meio. Os vírus apresentam características biológicas diferentes e exigem tratamentos específicos. O HIV-2 provoca evolução mais lenta da doença e é resistente a alguns antirretrovirais. O HIV-1 é mais comum. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter ovírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter aids. Ao desenvolver a aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos que fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la....
tracking img